Mundo

Membros da ONU querem reforma do Conselho de Segurança

Discussões para ampliação do Conselho acontecem há anos

Representante do Japão na ONU quer que Conselho reflita realidades do século XXI (Wikimedia Commons)

Representante do Japão na ONU quer que Conselho reflita realidades do século XXI (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2010 às 17h41.

Nova York - Os Estados membros das Nações Unidas declararam-se nesta quinta-feira a favor de uma reforma rápida do Conselho de Segurança, que terminaria com uma ampliação do círculo fechado de membros permanentes.

O representante do Japão, Tsuneo Nishida, ressaltou que o Conselho "deve refletir as realidades políticas do século XXI". Nishida destacou que o Conselho foi reformado apenas uma vez, há mais de 45 anos.

"A posição do Japão é a de que o Conselho de Segurança deva ser reformado com modificações que incluam simultaneamente a expansão dos membros permanentes e não permanentes", disse o japonês, cujo país deseja obter um assento permanente.

As discussões para ampliar o Conselho de Segurança ocorrem há anos, sem ter realmente avançado, já que os Estados membros não entram em acordo sobre a lista de países que deveriam entrar no seleto clube dos membros permanentes, que têm direito a veto.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoONUreformas

Mais de Mundo

EUA prometem ataques mais intensos contra o Irã no 11º dia de guerra

Trump diz à emissora que é possível que ele fale com o Irã

Exportações da China disparam 21,8% no início de 2026 e superam previsões

Irã promete manter ataques contra EUA e Israel no 11º dia de guerra