Mundo

Médica Jill Stein será candidata à presidência dos EUA por Partido Verde

Stein venceu a convenção realizada na noite de sábado na cidade de Baltimore ao receber o aval de 193 delegados

Eleições: Stein planeja fazer campanha em pelo menos 40 estados (Mark Wilson/Getty Images)

Eleições: Stein planeja fazer campanha em pelo menos 40 estados (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 18h07.

Washington - Jill Stein, uma médica de 62 anos, foi escolhida como a candidata do Partido Verde dos Estados Unidos à presidência do país nas eleições do dia 6 de novembro.

Como esperado, Stein venceu a convenção realizada na noite de sábado na cidade de Baltimore ao receber o aval de 193 delegados, superando a atriz Roseanne Barr, protagonista da série cômica 'Roseanne' e que obteve 72 votos, informou neste domingo a legenda em seu site.

Stein escolheu como sua candidata a vice-presidente Cheri Honkala, uma mãe solteira que foi indigente e agora é ativista contra a pobreza.

O Partido Verde 'é o único em todo o país que não se compra nem se paga com dinheiro de empresas', disse Stein, que há uma década perdeu a disputa pelo governo de Massachusetts para Mitt Romney, favorito a representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais.

'É hora de se libertar da velha economia e da velha política', ressaltou Stein, que tentará em novembro acabar com a histórica disputa bipartidária (entre democratas e republicanos) nos EUA.

Com um programa eleitoral denominado 'Novo Pacto Verde', que promete criar 25 milhões de empregos e iniciar uma economia verde para enfrentar a mudança climática e acabar com a dependência do petróleo, Stein planeja fazer campanha em pelo menos 40 estados.

Cerca de 7% do eleitorado americano optaria por uma terceira opção no pleito de novembro, embora apenas 1% se declara abertamente disposto a rejeitar os dois grandes partidos, segundo uma recente pesquisa do instituto Gallup. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países