Mundo

Mediador internacional se encontra com Bashar al-Assad

Enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria se reúne com o presidente do país, Bashar al-Assad, para obter apoio para conferência de Genebra 2


	O representante especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi: Brahimi iniciou há dois dias uma visita ao país árabe
 (GettyImages)

O representante especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi: Brahimi iniciou há dois dias uma visita ao país árabe (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 09h00.

Damasco - O enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, se reúne nesta quarta-feira em Damasco com o presidente do país, Bashar al-Assad, no marco de sua viagem para obter apoios para a conferência de paz de Genebra 2, prevista para novembro.

Fontes oficiais disseram à Agência Efe que o mediador está reunido com o líder neste momento, sem que tenham dado detalhes sobre o encontro.

Brahimi iniciou há dois dias uma visita ao país árabe, onde ontem manteve um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Walid Muallem.

Nessa reunião, Moualem confirmou a participação de seu Governo na conferência de paz, onde o diálogo "será entre sírios e sob a liderança sírio".

O chefe da diplomacia síria destacou que seu Executivo baseia a decisão no "direito exclusivo do povo sírio a desenhar seu futuro político e escolher a seus líderes".

Enquanto o regime anunciou que irá, o principal grupo opositor, a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), se mantém reticente e adotará uma decisão definitiva no final da próxima semana.

Alguns grupos armados de tendência islamita consideram que comparecer a Genebra 2 equivale a uma traição.

Brahimi se reuniu também na terça-feira com alguns opositores dentro do país, como o chefe do Conselho de Coordenação Nacional Sírio, Hassan Abdel Azim, que advoga por uma transição pacífica e respalda a participação da oposição em Genebra 2.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosSíriaONUBashar al-Assad

Mais de Mundo

Trump afirma que teve bom diálogo com presidente interina da Venezuela

Trump diz que mortes no Irã estão diminuindo, mas não descarta possível ação militar

Trump impõe tarifa de 25% sobre a importação de chips de computação avançados

Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio à pressão dos EUA pela anexação