Mundo

Mar agitado deteriora restos do navio e dificulta buscas

Atividades de busca no Costa Concordia tiveram que ser suspensas devido à força do mar

Costa Concordia: buscas foram suspensas devido aos riscos (Filippo Monteforte/AFP)

Costa Concordia: buscas foram suspensas devido aos riscos (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2012 às 13h47.

Roma - O mar agitado desta quarta-feira arrancou uma série de janelas dos destroços do navio de cruzeiro Costa Concordia e forçou a suspensão de todas as atividades ao redor do navio encalhado na ilha italiana de Giglio.

As balsas entre Porto Santo Stefano e a ilha de Giglio também foram suspensas por causa dos ventos fortes na área, um dia depois de trabalhadores de emergência anunciar que estavam abandonando a busca por corpos devido às condições arriscadas.

O clima adiou ainda mais os preparativos para o bombeamento de 2.380 toneladas de combustível pesado dos tanques do Costa Concordia, que os ambientalistas alertaram que pode vazar e arruinar a primitiva reserva natural e um santuário marinho.

O vento também espalhou a barragem anti-vazamento localizada ao redor dos destroços.

Acredita-se que trinta e duas pessoas morreram na tragédia do dia 13 de janeiro quando o Costa Concordia se chocou contra as pedras da ilha de Giglio e tombou, com mais de 4.200 pessoas a bordo, levando a uma evacuação tumultuada naquela noite.

Equipes de resgate encontraram 17 corpos e mais 15 pessoas estão oficialmente desaparecidas, incluindo 6 alemães, 4 italianos, 2 franceses, 2 americanos e um indiano.

O último corpo a ser identificado foi o da alemã Siglinde Stumpf, de 66 anos, disse o prefeito de Grosseto em uma declaração.

Mergulhadores disseram que a água dentro da luxuosa embarcação parcialmente submersa estava se tornando mais turva a cada dia e que estavam tendo dificuldades para acessar as 1.500 cabines por causa dos móveis e tapetes obstruindo o labirinto de corredores.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsTransportesOceanosNavios

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump