Mundo

Mapa vai mostrar exploração de petróleo e gás no RJ

Lançamento vai mostrar a área e as reservas de 11 empresas que atuam no litoral fluminense; objetivo é que material fique disponível também na internet

Plataforma de petróleo no Rio: objetivo do mapa é ajudar governo e a sociedade (Luiz Baltar/stock.xchng)

Plataforma de petróleo no Rio: objetivo do mapa é ajudar governo e a sociedade (Luiz Baltar/stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 16h36.

Rio de Janeiro – O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro lançou hoje (15), durante a Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás (Brasil Offshore), em Macaé, um mapa que traz a localização de blocos de exploração e de produção de óleo e gás no litoral fluminense. O trabalho reúne informações atualizadas até maio deste ano e identifica a área ocupada e o volume de reservas de 11 empresas, nacionais e de outros países, que detêm concessões para atuar na região.

De acordo com o coordenador de Economia Mineral e Petróleo do Serviço Geológico fluminense, Márcio Serrão, o objetivo é fornecer ao governo e à sociedade informações sobre o desenvolvimento da atividade e possibilitar o direcionamento de políticas públicas para dar suporte a esse processo.

“O mapa traz dados bastante atualizados que servem não só para direcionar as políticas, mas para permitir um planejamento de médio e longo prazo porque os impactos [das atividades ligadas à cadeia de petróleo] vêm ao longo do tempo e o estado tem que estar preparado para reagir e dar soluções à sociedade”, explicou.

Serrão acrescentou que, entre as medidas que podem ser adotadas pelo estado com base nas informações compiladas no mapa, estão a adequação da infraestrutura e da logística em municípios das regiões onde há exploração, como a construção de estradas de acesso, ampliação de serviços, como energia e telefone, entre outros.

Segundo ele, o mapa, produzido com base em dados do Centro de Informações de Petróleo e Gás, ligado ao governo do estado, também estará disponível a consultas públicas a partir da semana que vem na internet. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralMetrópoles globaisPetróleoRio de Janeiro

Mais de Mundo

Eleições Venezuela: TSE irá mandar observadores para acompanhar votações

Incêndio deixa sete mortos na França; criança estaria entre vítimas

Eleições nos EUA: vice de Trump, Vance promete recuperar indústria em estados cruciais na disputa

Solto da prisão de manhã, Peter Navarro é ovacionado na convenção republicana à noite

Mais na Exame