Mundo

Mandela passa bem após noite no hospital, diz Jacob Zuma

Ex-presidente da África do Sul foi internado para passar por exames

Imagem fornecida pela Fundação Nelson Mandela mostra o ex-presidente em foto de agosto de 2010 (MANDELA FOUNDATION/Arquivo / Debbie Yazbek/AFP)

Imagem fornecida pela Fundação Nelson Mandela mostra o ex-presidente em foto de agosto de 2010 (MANDELA FOUNDATION/Arquivo / Debbie Yazbek/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2012 às 09h14.

Nairóbi .- O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela está 'tranquilo e bem atendido' em um hospital de Pretória, após passar uma noite internado para passar por alguns exames de rotina.

Em um breve comunicado de imprensa, a presidência da África do Sul informou que o líder máximo do país, Jacob Zuma, visitou Madiba (nome do clã de Mandela em língua xhosa e pelo qual é conhecido popularmente) neste domingo e que 'o achou tranquilo e bem atendido'.

Ontem, o porta-voz da presidência sul-africana, Mac Maharaj, explicou que Mandela havia sido hospitalizado em Pretória 'para se submeter a alguns exames' rotineiros.

O texto assinado por Maharaj, antigo companheiro de prisão do ícone da luta contra o regime segregacionista sul-africano, disse que 'Madiba está bem' e que 'não há motivos para se alarmar'.

'O ex-presidente Mandela (que em 18 de julho completou 94 anos) receberá atendimento médico de vez em quando, o que é comum em sua idade', acrescentou Maharaj.

'O presidente (da África do Sul, Jacob) Zuma, garante a todos que Madiba está bem e que não há motivo para alarme. A equipe médica conta com todo nosso apoio enquanto cuida e garante o conforto de nosso amado presidente fundador de uma África do Sul livre e democrática', acrescentou o texto.

Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul, lutou durante 67 anos contra o regime de segregação racial do 'apartheid', imposto pela minoria branca sul-africana até sua eleição como presidente em 1994, dedicação que lhe valeu, em 1993, o Prêmio Nobel da Paz.

É a terceira vez que Mandela é hospitalizado nos últimos dois anos, embora esteja sob permanente vigilância médica em sua residência habitual de Qunu.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do Sul

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua