Mundo

MAN eleva participação na Scania

Fabricante alemã de caminhões deve aumentar as pressões para uma fusão entre as companhias e a Volkswagen

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A fabricante alemã de caminhões MAN elevou para 14,27% sua participação na sueca Scania e tornou-se o terceiro maior acionista da companhia. A operação indica que a alemã está disposta a aumentar as pressões sobre a Scania, sua maior rival, para que seja possível criar a maior fábrica de caminhões do mundo.

Há semanas, MAN, Scania e Volkswagen estudam um plano de fusão, mas a sueca tem-se recusado a participar amigavelmente. Para pressionar as negociações, na semana passada, a Volkswagen, que é a maior acionista da Scania, comprou 15% das ações da MAN, num "investimento baseado no claro entendimento da Volkswagen de criar sinergias máximas entre MAN e Scania, o que também maximizará o valor para o acionista da Volkswagen", disse a montadora em comunicado.

Ainda assim, a Scania não se interessou pela parceria, fazendo com que, segundo a MAN, fosse necessária a compra de parte da companhia.

Para a Volkswagen, a fusão com as duas fabricantes de caminhões representa uma grande oportunidade de negócios, e o Brasil tem lugar estratégico neste plano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Mais na Exame