Mundo

MAN eleva participação na Scania

Fabricante alemã de caminhões deve aumentar as pressões para uma fusão entre as companhias e a Volkswagen

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A fabricante alemã de caminhões MAN elevou para 14,27% sua participação na sueca Scania e tornou-se o terceiro maior acionista da companhia. A operação indica que a alemã está disposta a aumentar as pressões sobre a Scania, sua maior rival, para que seja possível criar a maior fábrica de caminhões do mundo.

Há semanas, MAN, Scania e Volkswagen estudam um plano de fusão, mas a sueca tem-se recusado a participar amigavelmente. Para pressionar as negociações, na semana passada, a Volkswagen, que é a maior acionista da Scania, comprou 15% das ações da MAN, num "investimento baseado no claro entendimento da Volkswagen de criar sinergias máximas entre MAN e Scania, o que também maximizará o valor para o acionista da Volkswagen", disse a montadora em comunicado.

Ainda assim, a Scania não se interessou pela parceria, fazendo com que, segundo a MAN, fosse necessária a compra de parte da companhia.

Para a Volkswagen, a fusão com as duas fabricantes de caminhões representa uma grande oportunidade de negócios, e o Brasil tem lugar estratégico neste plano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário