Mundo

Mais de 9 mil pessoas deixam suas casas devido a incêndio florestal no Canadá

Nas redes sociais, foram vistas filas de carros esperando para abastecer gasolina nos postos, e o céu escurecido por enormes nuvens de fumaça

Canadá: incêndio florestal retira mais de 9 mil pessoas de casa (Cole Burston/Getty Images)

Canadá: incêndio florestal retira mais de 9 mil pessoas de casa (Cole Burston/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de julho de 2024 às 19h33.

Mais de 9 mil pessoas precisaram deixar suas casas desde sexta-feira, 12, à noite no nordeste do Canadá devido a um incêndio florestal que está "fora de controle" e sendo alimentado por fortes ventos, relataram as autoridades.

Os residentes de Labrador City e Wabush, na província de Terra Nova e Labrador, receberam ordens para deixar suas casas, segundo o porta-voz provincial dos bombeiros, Jeff Motty.

"Estamos vendo um comportamento extremo do fogo, ele está se movendo cerca de 50 metros por minuto", explicou o oficial, acrescentando que a intensidade das chamas impossibilitou o uso de aviões tanque.

Em imagens divulgadas nas redes sociais, foram vistas filas de carros esperando para abastecer gasolina nos postos, e o céu escurecido por enormes nuvens de fumaça.

"Foi um choque ver tanta fumaça. E tem sido assim, no mesmo lugar, por horas", disse Stacy Hunt, residente de Labrador City, ao canal CBC.

"Não temos muitas opções, o único lugar para onde podemos ir é para Happy Valley Goose Bay", acrescentou.

Neste sábado de manhã, a prefeita de Labrador City, Belinda Adams, recomendou que os residentes deixassem suas casas.

"O incêndio ainda está ativo", alertou em um vídeo nas redes sociais.

As autoridades federais disseram, na sexta-feira, que o clima estava bastante favorável para conter os incêndios desde o início do verão, mas o país está chegando ao pico da temporada de incêndios.

No ano passado, o Canadá teve sua pior temporada de incêndios na história, com 15 milhões de hectares queimados e mais de 200 mil evacuados.

Condições mais secas e quentes em várias regiões do país, causadas pelas mudanças climáticas, aumentaram o risco de incêndios de grandes proporções, segundo especialistas. Atualmente, há 575 incêndios ativos, dos quais mais de 400 são considerados de grande porte.

Acompanhe tudo sobre:CanadáIncêndios

Mais de Mundo

Dois dias após atentado, Trump faz primeira aparição pública na Convenção Republicana

Biden ordena fornecimento de aparato de segurança para Kennedy Jr. e reforço para o de Trump

Site de Trump usa imagem de seu rosto ensanguentado para arrecadar fundos após atentado

Bolívia anuncia descoberta de megacampo de gás natural

Mais na Exame