Mundo

Mais de 60% dos eleitores búlgaros aprovam usina nuclear

No entanto, o resultado não é válido devido a baixa taxa de participação


	Membro da equipe de um posto de votação organiza cédulas do referendo sobre a construção de uma usina nuclear: a participação dos eleitores foi entre 20,5% e 21,8%
 (Dimitar Dilkoff/AFP)

Membro da equipe de um posto de votação organiza cédulas do referendo sobre a construção de uma usina nuclear: a participação dos eleitores foi entre 20,5% e 21,8% (Dimitar Dilkoff/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2013 às 12h34.

Sofia - Mais de 60% dos eleitores que votaram em um referendo sobre a construção de uma usina nuclear búlgaro-russa apoiaram o projeto, um resultado que, contudo, não é válido devido a baixa taxa de participação, anunciou nesta segunda-feira a comissão eleitoral.

A apuração dos votos na Bulgária revelou 60,66% dos votos a favor da construção da central nuclear em Belene (norte), um projeto abandonado em março pelo governo que considera os custos muito elevados, anunciou o porta-voz da comissão, Bisser Troyanov.

A participação no referendo dos eleitores foi entre 20,5% e 21,8%, segundo pesquisas dos institutos Gallup e Alpha Research. Para que o projeto fosse válido, pelo menos 60% dos eleitores deveriam ter comparecido às urnas.

A comissão ainda não anunciou o número oficial de participação.

A taxa de participação é esperada com certo interesse, porque se ultrapassar 20% o Parlamento será obrigado a debater a questão em três meses.

As chances do projeto passar em um eventual novo debate são quase nulas. O governo conservador do primeiro-ministro Boïko Borissov possui uma maioria contra a usina de Belene.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesEuropaRússiaUsinas nucleares

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles