Mundo

Mais de 135 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo

Sucessor de Lula será o quinto presidente a comandar o país depois do fim da ditadura e o 20º, desde a Proclamação da República.

José Serra e Dilma Rousseff: candidato eleito hoje vai governar, por quatro anos, a oitava economia do mundo e a maior da América Latina. (AGÊNCIA BRASIL)

José Serra e Dilma Rousseff: candidato eleito hoje vai governar, por quatro anos, a oitava economia do mundo e a maior da América Latina. (AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2010 às 11h01.

Brasília - Os 135,8 milhões de eleitores que voltam às urnas hoje (31) terão de escolher quem será o novo presidente do Brasil: Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB). O eleito será o quinto presidente a comandar o país depois do fim da ditadura e o 20º, desde a Proclamação da República. Ele vai governar pelos próximos quatro anos a oitava economia do mundo e a maior da América Latina.

O número de eleitores que vai às urnas este ano é 7,8% maior que o das eleições passadas. A maioria é composta por mulheres. Elas são mais de 70 milhões, o que representa 51,8% do total. Os jovens com 16 e 17 anos que estreiam nas urnas este ano são 2,3 milhões: 1,07% do total.

Todos irão escolher o novo presidente, que herdará uma projeção de crescimento da economia de 7,2% para este ano, segundo proposta de Orçamento para 2011 enviada pelo governo ao Congresso. Para o ano que vem, a expectativa é de expansão de 4,5%, segundo especialistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central.

Nesta escolha, a Região Sudeste – que concentra o maior número de eleitores – terá um peso decisivo. São 58,9 milhões de votantes. Em São Paulo, estado com o maior número de eleitores no Brasil, são 30,3 milhões. Minas Gerais vem em segundo lugar, com 14,5 milhões, seguido pelo Rio de Janeiro, com 11,5 milhões.

Entre as regiões, o Nordeste aparece como a segunda em maior número de eleitores. Ao todo, são 36,7 milhões. E a Bahia é o estado que concentra a maior parte deles: 9,5 milhões. Seguido de Pernambuco, com 6,2 milhões e do Ceará, com 5,8 milhões.

A Região Sul é o terceiro maior colégio eleitoral. São 20,2 milhões de eleitores. Com 8,1 milhões votantes, o Rio Grande do Sul é o estado que aparece em primeiro lugar nessa região. Seguido do Paraná, com 7,6 milhões. Santa Catarina tem 4,5 milhões.

O Norte conta com 9,9 milhões de eleitores. O Amazonas é o estado com o maior número: 2 milhões. Em segundo lugar está Rondônia, com um milhão e o Acre, com 470 mil.

No Centro-Oeste, está o menor número de eleitores de todo o país. São 9,6 milhões. Na região, o estado de Goiás é o que tem mais eleitores: 4 milhões. Seguido por Mato Grosso, com 2 milhões e o Distrito Federal, com 1,8 milhão.

Além dos eleitores que vão para às urnas escolher o novo presidente do Brasil, 14,9 milhões de pessoas ainda vão votar para governador. Em oito estados e no Distrito Federal, a disputa foi para o segundo turno.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEleiçõesEleições 2010MDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Mais na Exame