Mundo

Lula vai a Buenos Aires na sexta-feira para velório de Kirchner

Presidente brasileiro, que decretou luto nacional de três dias, disse que Kirchner foi "um grande aliado e um fraternal amigo"

Lula abraça o então presidente argentino, Nestor Kirchner, que morreu hoje vítima de ataque cardíaco (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Lula abraça o então presidente argentino, Nestor Kirchner, que morreu hoje vítima de ataque cardíaco (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2010 às 19h45.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá na sexta-feira a Buenos Aires para participar do velório do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, informou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto na quarta-feira.

Kirchner, com forte influência na gestão de sua esposa e sucessora Cristina Kirchner, morreu na quarta-feira aos 60 anos em El Calafate, no sul da Argentina, como consequência de uma doença cardíaca.

O velório do ex-presidente argentino, que governou o país entre 2003 e 2007, será feito na sede do governo, em Buenos Aires, a partir de quinta-feira.

Mais cedo, Lula disse que Kirchner foi "um grande aliado e um fraternal amigo".

"Foi notável seu papel na reconstrução econômica, social e política do seu país e no seu empenho na luta comum pela integração sul-americana", disse Lula, que decretou três dias de luto oficial no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilAmérica LatinaDados de BrasilArgentinaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Mundo

'Shutdown' nos EUA deve durar poucos dias após impasse sobre imigração

Senado dos EUA aprova acordo de financiamento — mas não a tempo de evitar shutdown

Shutdown dos EUA pode ter impacto limitado se projeto for aprovado na segunda-feira

Argentina pode se tornar destino de imigrantes deportados dos EUA, diz jornal