Mundo

Lula leva a São Bernardo-SP tudo que ganhou em 8 anos

No total, são 1.403.417 fotos, cartas, vídeos, presentes e livros

O ex-presidente Lula foi embora e levou todos os seus pertences (Renato Araújo/Agência Brasil)

O ex-presidente Lula foi embora e levou todos os seus pertences (Renato Araújo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 10h32.

São Paulo - O ex-presidente Lula ainda não recebeu toda sua mudança de Brasília para São Bernardo do Campo (SP) - os últimos caminhões com os pertences do presidente só sairão da capital amanhã. No total, serão usados 11 caminhões - dos quais um climatizado para adega - para transportar 1.403.417 fotos, cartas, vídeos, presentes, livros.

Pela Lei 8.394 de 30 de dezembro de 1991, apesar de a coleção ter sido formada ao longo da Presidência, agora tudo pertence a Lula como pessoa física. No Departamento de Documentação Histórica da Presidência, era possível, até semana passada, encontrar fotos de família de Lula, a primeira bandeira do PT, costurada por Marisa Letícia, e até uma camisa estampada que o ex-presidente usava na juventude.

No entanto, a lei determina também: “Ao final do mandato presidencial, os documentos tratados pela Secretaria de Documentação Histórica do Presidente da República serão entregues ao titular.” E, assim, tudo está de mudança para São Paulo - incluindo presentes dados a Lula por chefes de Estado, obras de arte, joias caras, bebidas, cartas e presentes de populares. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico