Mundo

Londres remodela ônibus vermelhos de 2 andares

Novos modelos são mais ecológicos e possuem uma abertura traseira que permite que o passageiro saia a qualquer momento

Os novos modelos de ônibus de dois andares de Londres (Divulgação)

Os novos modelos de ônibus de dois andares de Londres (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 14h31.

Londres - Os tradicionais ônibus vermelhos de dois andares de Londres ganharão um novo modelo a partir de 20 de fevereiro, anunciaram nesta sexta-feira as autoridades municipais.

Os novos veículos serão inspirados nos populares 'Routemasters', que permitiam subir e descer do ônibus em qualquer momento por sua parte traseira, que é aberta, e foram retirados da circulação em dezembro de 2005 por problemas de segurança e substituídos por outros modelos vermelhos de dois andares, mas fechados.

Alguns dos antigos ônibus, reproduzidos em souvenires, seguem percorrendo determinadas rotas, mas só com fins turísticos.

Os novos modelos de ônibus londrinos, apresentados nesta sexta-feira na Trafalgar Square, são mais aerodinâmicos, menos poluentes e são os primeiros com design exclusivo para Londres nos últimos 50 anos.

O retorno dos velhos 'Routemasters' em sua versão ecológica foi uma das promessas eleitorais do prefeito de Londres, o conservador Boris Johnson, assunto pelo qual enfrentou duramente seu antecessor, Ken Livingston, na campanha.

O anterior prefeito trabalhista os retirou devido aos inúmeros acidentes registrados quando as pessoas subiam e desciam com os veículos em andamento.

Em 2005 a maioria dos velhos modelos foi substituída por outros ônibus também de dois andares e vermelhos, mas fechados, que têm a porta controlada pelo motorista e não necessitam de cobrador para vender as passagens. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaLondresMetrópoles globaisÔnibusReino UnidoSetor de transporteTransporte e logísticaTransporte públicoTransportes

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame