Mundo

Londres fará declaração dizendo que "backstop" não será válido, diz May

Durante coletiva de imprensa em Estrasburgo, May disse que "backstop" será abandonado se acordo do Brexit fracassar

Theresa May (AP Photo/Kirsty Wigglesworth/Getty Images)

Theresa May (AP Photo/Kirsty Wigglesworth/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 11 de março de 2019 às 21h00.

Londres - O Reino Unido irá emitir uma declaração unilateral afirmando que nada pode impedir Londres de abandonar o mecanismo "backstop", sobre a fronteira irlandesa, se as conversações sobre o futuro relacionamento do país com a União Europeia após o Brexit fracassarem, disse a primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta segunda-feira.

Durante coletiva de imprensa em Estrasburgo, May disse que além de um instrumento conjunto e de uma declaração conjunta anunciados mais cedo no Parlamento, o Reino Unido também fará uma declaração unilateral sobre o "backstop" --um arranjo elaborado para evitar uma fronteira dura na ilha da Irlanda.

Se o "backstop" entrar em vigor e as conversações sobre o futuro relacionamento do Reino Unido com a União Europeia terminarem sem a perspectiva de um acordo, May disse que a declaração deixará claro que: "é a posição do Reino Unido que não haverá nada para impedir o Reino Unido de instigar medidas que, em última instância, revogariam o 'backstop'."

Em outro front, o líder da oposição britânica, Jeremy Corbyn, disse que parlamentares britânicos precisam rejeitar o acordo do Brexit de May quando ele for levado à votação na terça-feira. May conseguiu da União Europeia nesta segunda-feira garantias legalmente vinculantes em relação ao Brexit.

"As negociações da primeira-ministra fracassaram. O acordo desta noite com a Comissão Europeia não contêm nada abordando as mudanças que Theresa May prometeu ao Parlamento", disse Corbyn em comunicado. "É por isso que membros do Parlamento precisam rejeitar esse acordo amanhã."

(Reportagem de Kylie MacLellan)

 

Acompanhe tudo sobre:BrexitLondresReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Bandeira invertida coloca Suprema Corte dos EUA em apuros

Primeiro-ministro eslovaco passa por nova cirurgia e segue em estado grave

Vaticano alerta contra episódios imaginários relacionados a milagres e aparições

Governo Biden quer reclassificar maconha como droga de menor risco

Mais na Exame