Mundo

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado e corre risco de vida

Ataque aconteceu após reunião do governo na cidade de Handlová, distante 190 km da capital, Bratislava

Eslováquia: Mais votado nas eleições da Eslováquia, o primeiro-ministro Robert Fico é reconhecido como uma figura polêmica no país (Ludovic MARIN /AFP)

Eslováquia: Mais votado nas eleições da Eslováquia, o primeiro-ministro Robert Fico é reconhecido como uma figura polêmica no país (Ludovic MARIN /AFP)

Publicado em 15 de maio de 2024 às 10h43.

Última atualização em 15 de maio de 2024 às 16h50.

Tudo sobreEslováquia
Saiba mais

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi alvo de um atentado nesta quarta-feira, 15. O parlamentar foi baleado no abdômen e transportado com urgência por helicóptero para o hospital. Segundo o ministro da Defesa, Robert Kalinak, Fico ainda está em cirurgia, que já dura algumas horas. Mais cedo, em comunicado no Facebook, a página do político disse que seu estado era grave.

Fico, de 59 anos, foi alvo de quatro tiros e teve ferimentos no estômago, segundo a tv local TA3. O ataque ocorreu na cidade de Handlová, a 190 km da capital Bratislava, quando o premiê interagia com o público após sair de uma reunião. Um suspeito foi detido.

O ataque foi confirmado pelo vice-presidente do Parlamento, Lubos Blaha, e as sessões foram suspensas por tempo indeterminado. 

Ucrânia processa Polônia, Eslováquia e Hungria por proibição sobre grãos do país

A Eslováquia é um pequeno país no centro da Europa, com 5,5 milhões de habitantes e área de 49 mil quilômetros quadrados, tamanho próximo ao do estado do Rio Grande do Norte. O país integrava a Tchecolosváquia e se  tornou independente em 1993. Desde 2004, integra a União Europeia.

Repercussão

Segundo o site de notícias do país, a presidente Zuzana Caputová condenou o atentado. Disse que a ação era "brutal" e desejou que o Robert Fico tenha uma pronta recuperação. O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, declarou que a notícia é um choque.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, condenou o ataque. Rishi Sunak, premiê do Reino Unido, também disse estar em choque com o ocorrido.

Quem é Robert Fico?

Mais votado nas eleições da Eslováquia, o primeiro-ministro Robert Fico integra o partido SSD, de esquerda e de tendências nacionalistas. Já comandou o país em três ocasiões: de 2006 a 2010, de 2012 a 2018 e, em setembro de 2023, teve início o mandato atual.

Na última campanha, criou uma plataforma em defesa de Putin na Guerra na Ucrânia e se colocou contra a ajuda da União Europeia e da Otan ao país de Volodymyr Zelensky.

O primeiro-ministro já fez declarações contra o liberalismo social e é contra a influência militar dos Estados Unidos na Eslováquia

Acompanhe tudo sobre:EslováquiaCrime

Mais de Mundo

Bolsonaro, Maduro e Kirchner também foram alvo de ataques quase mortais; veja lista

Ucrânia afirma que impediu avanço em alguns pontos da região de Kharkiv

O que esperar de Putin na China — e por que os países estão tão próximos agora

Primeiro-ministro da Eslováquia baleado: o que se sabe até agora sobre o atentado

Mais na Exame