Mundo

Lobão diz que atraso em Belo Monte pode prejudicar o país

Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a paralisação das obras


	Edison Lobão, ministro de Minas e Energia: “Se não conseguirmos uma solução rápida, teremos esse problema grave"
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Edison Lobão, ministro de Minas e Energia: “Se não conseguirmos uma solução rápida, teremos esse problema grave" (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2012 às 19h44.

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (20) que a possível paralisação das obras da usina Hidrelétrica Belo Monte poderá prejudicar o cronograma da obra. “Se não conseguirmos uma solução rápida, teremos esse problema grave, o que não é bom para ninguém, se perdermos a janela hidrológica e perdermos um ano na construção de Belo Monte, isso tudo custará ao povo brasileiro”, disse Lobão.

Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a paralisação das obras por descumprimento à determinação constitucional que obriga audiências públicas com as comunidades afetadas.

“Foi determinada por uma instância da Justiça e nós temos recursos a outras instâncias. É assim que se faz em um regime democrático como o nosso. Temos esperança que esse será um assunto a ser brevemente resolvido”, disse Lobão.

Segundo o ministro, Belo Monte tem o “menor impacto ambiental do mundo” em relação ao potencial da usina. Ele ressaltou que as comunidades indígenas do local não serão afetadas e que os ribeirinhos serão realocados.

Lobão participou da assinatura dos contratos de concessão das usinas hidrelétricas Baixo Iguaçu e São Roque, que devem começar a gerar energia em 2016.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaBelo MonteUsinasHidrelétricas

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal