Mundo

Lobão aprova substituição 'caseira' para Petrobras

Ministro das Minas e Energia não descartou novas mudanças na diretoria com a troca na presidência

Lobão elogiou a indicação de Maria das Graças Foster (Elza Fiúza/ABr)

Lobão elogiou a indicação de Maria das Graças Foster (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2012 às 14h51.

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, avaliou hoje como positiva a substituição do atual presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, pela diretora de Gás e Energia da empresa, Maria das Graças Silva Foster. "A substituição está sendo feita com gente da casa. A Graça tem larga experiência na diretoria da Petrobras", disse ao chegar à sede do Ministério.

Segundo Lobão, "o sistema de rodízio é assim mesmo", referindo-se aos mais de oito anos nos quais Gabrielli ocupou o comando da Petrobras. Sobre eventuais substituições na diretoria da empresa, o ministro disse que as sugestões de Graça deverão ser apresentadas apenas após a sua posse. "O xadrez da sucessão ainda não está definido", afirmou. A reunião do Conselho de Administração que vai aprovar as mudanças só será realizada em 9 de fevereiro.

Lobão afirmou ainda que a política da Petrobras continuará alinhada à do governo. Ele lembrou que o conselho da companhia, que define as diretrizes de administração, é presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e integrado também pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo secretário executivo do MME, Márcio Zimmermann.

De acordo com Lobão, o plano de investimentos da companhia, até 2020, aprovado pelos acionistas e pelo conselho, no ano passado, pode até ter pequenos ajustes com a nova administração, mas "não deve mudar significativamente".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleogestao-de-negociosSucessãoExecutivosJosé Sérgio Gabrielli

Mais de Mundo

Avião com 15 pessoas a bordo desaparece perto da fronteira com a Venezuela

Portugal passa a aceitar CNH do Brasil após mudanças no processo

Secretário dos EUA diz que Venezuela terá transição estável com participação de Corina

China reduz impostos em RMB 2,8 trilhões para apoiar inovação e indústria