Mundo

Liga Árabe finaliza ultimato à Síria

Fontes apontaram que Damasco ignorou o ultimato e, por isso, os ministros das Relações Exteriores aprovarão a aplicação das sanções no domingo

Entre as sanções previstas está a cessação dos voos à Síria, das transações ao Banco Central Sírio e dos tratados financeiros com o país (Getty Images)

Entre as sanções previstas está a cessação dos voos à Síria, das transações ao Banco Central Sírio e dos tratados financeiros com o país (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2011 às 11h22.

Cairo - A Liga Árabe anunciou nesta sexta-feira o fim do ultimato dado pelos ministros árabes das Relações Exteriores à Síria para que aceite a presença da missão de observadores destinados a certificar a aplicação da iniciativa deste organismo para a crise síria.

O vice-secretário-geral da Liga, Ahmed bin Heli, disse à Agência Efe que já entrou em contato com os chefes da diplomacia árabe para que retornem o mais rápido possível ao Cairo, à espera de que o Conselho Econômico e Social do organismo aprove neste sábado as sanções econômicas que serão aplicadas a Damasco.

Segundo fontes da Liga Árabe, nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores sírio, Walid al Moualem, enviou uma mensagem ao bloco na qual pedia mais explicações sobre o projeto de protocolo para o envio da missão de mais de 500 observadores.

As fontes apontaram que a contestação indica que Damasco ignorou o ultimato, sem responder claramente a ele e, por isso, os ministros das Relações Exteriores aprovarão a aplicação das sanções em sua reunião prevista para domingo.

Está previsto que os chanceleres decidam cortar as relações diplomáticas de seus países com a Síria e acertem transferir o assunto ao Conselho de Segurança da ONU.

A Liga Árabe também fez um apelo ao Conselho Econômico e Social da instituição para que as sanções não afetem a população civil.

Entre as sanções previstas está a cessação dos voos à Síria, das transações ao Banco Central Sírio e dos tratados financeiros com o país.

A Liga Árabe também contempla o congelamento dos fundos sírios e a cessação dos intercâmbios comerciais governamentais com o Executivo, com exceção das mercadorias estratégicas que afetam a população. 

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaOposição políticaPolítica no BrasilProtestosSíria

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma