Mundo

Líderes muçulmanos se reunirão na Turquia após ação de Trump

Encontro começou a ser organizado após a decisão do presidente americano de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel

Donald Trump: decisão do presidente americano sobre Israel causou reações na comunidade muçulmana (Isaac Brekken/Getty Images)

Donald Trump: decisão do presidente americano sobre Israel causou reações na comunidade muçulmana (Isaac Brekken/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de dezembro de 2017 às 11h01.

Jerusalém - O porta-voz do governo da Turquia, Ibrahim Kalin, disse que o presidente Recep Tayyip Erdogan está convidando líderes dos membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) para uma reunião extraordinária para discutir o status de Jerusalém na próxima semana.

Kalin disse a repórteres nesta quarta-feira que a reunião, prevista para 13 de dezembro, dará oportunidade aos líderes dos países muçulmanos para que atuem em conjunto e se coordenem após um discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, onde ele deve anunciar que reconhece Jerusalém como a capital de Israel.

Kalin também afirmou que o país pede que o governo dos EUA "se afaste imediatamente desse grave erro que praticamente eliminará o frágil processo de paz no Oriente Médio". Na terça-feira, Erdogan comentou que Jerusalém era uma "linha vermelha" para os muçulmanos e poderia levar a Turquia a cortar os laços diplomáticos com Israel. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseDonald TrumpEstados Unidos (EUA)IsraelMuçulmanosPalestinaTurquia

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana