Mundo

Líder opositor venezuelano pede apoio de Temer no país

Em um telefonema com Temer, Leopoldo López pediu a formação de um corredor humanitário para o envio de alimentos e remédios para o povo

Leopoldo López: o líder saiu do presídio militar no último dia 8 para cumprir prisão domiciliar (Andres Martinez Casares/Reuters)

Leopoldo López: o líder saiu do presídio militar no último dia 8 para cumprir prisão domiciliar (Andres Martinez Casares/Reuters)

E

EFE

Publicado em 14 de julho de 2017 às 14h33.

Brasília - O líder opositor venezuelano Leopoldo López telefonou nesta sexta-feira para o presidente Michel Temer para agradecer o apoio recebido durante no período em que esteve preso e pedir a ele a abertura de um corredor humanitário.

"Recebi, há pouco, um telefonema de Leopoldo Lopez. Pareceu bem disposto e firme em sua luta pelo restabelecimento da democracia na Venezuela. López agradeceu apoio do Brasil nos dias mais difíceis no cárcere. Pediu corredor humanitário para envio de alimentos e remédios para o povo. Reafirmei apoio do Brasil à sua plena liberdade e repúdio a prisões políticas. O Brasil está ao lado do povo venezuelano. Há que respeitar o Estado de Direito, a democracia, os direitos humanos", escreveu Temer nesta sexta-feira no Twitter.

Preso desde fevereiro de 2014 e condenado por acusações relacionadas à violência que explodiu ao término de uma manifestação opositora, saiu do presídio militar no último dia 8 para cumprir prisão domiciliar devido a "problemas de saúde", de acordo com o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela.

Lilian Tintori, esposa de López, esteve em Brasília em maio deste ano e se reuniu com Temer, foi recebida no Senado e se encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Desde o início de abril, a Venezuela vive uma onda de manifestações favoráveis e contrárias ao governo do presidente Nicolás Maduro. Alguns protestos terminaram em confrontos violentos e, até o momento, o balanço oficial é de 94 mortos e mais de 1.000 feridos.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaMichel TemerVenezuela

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame