Mundo

Líder de candidatura olímpica de Tóquio garante segurança

"Tóquio é uma das cidades mais seguras e mais acolhedoras do mundo", disse Tsunekazu Takeda, presidente do Comitê Olímpico Japonês

Logo da candidatura de Tóquio como cidade sede das Olimpíadas de 2020 (Yuya Shino/Reuters)

Logo da candidatura de Tóquio como cidade sede das Olimpíadas de 2020 (Yuya Shino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2013 às 10h42.

Tóquio - O líder da candidatura de Tóquio para a Olimpíada de 2020 enfatizou nesta sexta-feira a segurança da capital japonesa para receber o evento.

Além disso, insistiu que a polêmica provocada pelos comentários críticos do governador da cidade japonesa sobre Istambul, que também disputa o direito de organizar os Jogos, está encerrada.

"Tóquio é uma das cidades mais seguras e mais acolhedoras do mundo", disse Tsunekazu Takeda, presidente do Comitê Olímpico Japonês e da candidatura olímpica de Tóquio, em entrevista no Clube dos Correspondentes Estrangeiros do Japão. "Tem acomodações de nível mundial, transporte, infraestrutura e experiência de hospedagem".

Takeda acrescentou que a candidatura de Tóquio proporciona segurança em tempos incertos, mas garantiu que a cidade também estava pronta nesse aspecto na candidatura anterior, aos Jogos Olímpicos de 2016. "Ser seguro é muito importante para os Jogos", disse Takeda. "Mas isso é algo que não mudou desde a nossa candidatura anterior".

O dirigente também falou sobre os comentários do governador de Tóquio, Naoki Inose, sobre Istambul. "Tóquio 2020 respeita as regras do COI que proíbem comentários sobre outras cidades", disse. "O governador Inose fez observações sobre as quais ele se desculpou e o COI nos disse que o assunto está encerrado".

Inose sugeriu em uma entrevista ao jornal norte-americano The New York Times que Istambul era menos desenvolvida e menos equipada para sediar os Jogos do que Tóquio. O governador mais tarde pediu desculpas e disse que a Turquia as aceitou.

Takeda se recusou a comentar se as críticas podiam afetar as chances de Tóquio, dizendo apenas que o assunto estava encerrado.

Takeda também enfatizou a segurança financeira da candidatura de Tóquio. "A cidade tem o maior PIB de qualquer cidade do mundo", disse Takeda. "Já tem um fundo para os Jogos de US$ 4,5 bilhões, bem como plenas garantias financeiras do governo".

Além de Tóquio e Istambul, Madri também disputa o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2020. O COI escolherá a cidade anfitriã no dia 7 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesJapãoMetrópoles globaisOlimpíadasPaíses ricosTóquio

Mais de Mundo

Milei se reunirá com Macron em viagem à França para abertura dos Jogos Olímpicos

'Tome chá de camomila', diz Maduro após Lula se preocupar com eleições na Venezuela

Maduro deve aceitar resultado das eleições se perder, diz ex-presidente argentino

Macron só vai nomear primeiro-ministro após Jogos Olímpicos

Mais na Exame