Mundo

General desertor pede que conselho assuma poder na Líbia

Khalifa Hifter pediu para que um conselho presidencial assuma o comando durante o período de transição até a realização de novas eleições

General Khalifa Haftar fala durante uma conferência de imprensa em um clube de Abyar, na Líbia (Esam Omran Al-Fetori/Reuters)

General Khalifa Haftar fala durante uma conferência de imprensa em um clube de Abyar, na Líbia (Esam Omran Al-Fetori/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 21h57.

O general desertor líbio Khalifa Hifter pediu, nesta quarta-feira, para que um conselho presidencial assuma o comando do país durante o período de transição até a realização de novas eleições parlamentares.

Hifter acusou, em um comunicado transmitido pela TV, o atual Parlamento de transformar a Líbia em um país "patrocinador do terrorismo" e um "esconderijo para terroristas", que se infiltraram nas articulações do Estado, desperdiçado seus recursos e controlando a tomadas de decisões.

O general, que conquistou apoio de unidades militares enfraquecidas do país, tribos e até mesmo de funcionários do governo, empreendeu uma ofensiva contra milícias islâmicas e seus apoiadores no Parlamento, que descreveu a sua campanha como um golpe. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCrise políticaLíbiaPrimavera árabe

Mais de Mundo

Morte de presidente do Irã não deve gerar revolução, mas disputa silenciosa, diz especialista

EUA: Yellen pedirá a aliados europeus para atuar de modo conjunto nas sanções contra a Rússia

Julgamento de Trump entra em fase final, em meio a suspense sobre seu testemunho

Tensão entre Milei e Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, se desdobra em crise diplomática

Mais na Exame