Mundo

Leste dos Estados Unidos sofre com quarta forte nevasca no mês

A tempestade passou pelo nordeste do país durante a madrugada desta quinta-feira, levando 30 centímetros de neve à cidade de Nova York

Nevasca nos Estados Unidos: quarta grande nevasca a atingir o leste dos Estados Unidos neste mês provocou uma precipitação de neve intensa na quarta-feira (Brendan McDermid/Reuters)

Nevasca nos Estados Unidos: quarta grande nevasca a atingir o leste dos Estados Unidos neste mês provocou uma precipitação de neve intensa na quarta-feira (Brendan McDermid/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de março de 2018 às 10h57.

Nova York - A quarta grande nevasca a atingir o leste dos Estados Unidos neste mês provocou uma precipitação de neve intensa na quarta-feira, prejudicando voos e o transporte intermunicipal, além de provocar o fechamento de escolas e levar a declarações de emergência em vários Estados.

A tempestade passou pelo nordeste do país durante a madrugada desta quinta-feira, levando 20 centímetros de neve à Filadélfia, 30 centímetros à cidade de Nova York e 43 centímetros ao norte de Maryland e ao sul da Pensilvânia, disse Marc Chenard, meteorologista do Centro de Previsão do Clima.

A tempestade amenizou ao chegar à Nova Inglaterra, que recebeu menos neve do que o previsto, segundo Chenard.

As rajadas geladas do segundo dia de primavera vieram na esteira de três tempestades neste mês que deixaram nove mortos e mais de 2 milhões de casas e negócios sem energia.

Embora não possa dar certeza, Chenard disse à Reuters: "A esta altura eu diria haver uma chance de esta ser a última" tempestade de neve no nordeste em março.

O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, declarou emergências locais para a cidade de Nova York e cinco condados próximos.

As escolas do maior distrito escolar da cidade de Nova York ficaram fechadas na quarta-feira, mas reabrirão nesta quinta-feira, disseram autoridades municipais.

"Não saiam a menos que tenham absolutamente que sair", disse o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, no Twitter, na quarta-feira. Na terça-feira ele declarou estado de emergência enquanto equipes limpavam estradas, e o serviço de ônibus municipais foi suspenso em todo o Estado.

O governador de Delaware, John Carney, também declarou um estado de emergência na quarta-feira.

Em toda a Costa Leste muitos outros ônibus e trens de que milhões de pessoas dependem para ir e voltar do trabalho e da escola também cancelaram serviços na quarta-feira.

Vários centímetros de neve em Washington e seus subúrbios forçaram o fechamento de vários escritórios do governo, de acordo com o Escritório de Administração de Recursos Humanos dos EUA.

As empresas aéreas cancelaram 4.444 voos domésticos, chegando e partindo dos EUA, de acordo com o site de monitoramento FlightAware, e 3.206 voos domésticos foram adiados.

(Reportagem adicional de Alana Wise e Scott DiSavino, em Nova York; Bernadette Baum, em Montclair, Nova Jersey; Suzannah Gonzales, em Chicago; Keith Coffman, em Denver; Eric Walsh, em Washington; e Brendan O'Brien, em Milwaukee)

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)NeveNova York

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia