Mundo

Lago de Furnas sobe e afasta risco de desabastecimento

Reservatório da usina ficou 14 metros abaixo da capacidade máxima em dezembro em meio à seca na região


	Vista da marca d'água no lago da represa hidrelétrica de Furnas em Mina Gerais: nível da represa aumentou cerca de 10 centímetros por dia em janeiro
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Vista da marca d'água no lago da represa hidrelétrica de Furnas em Mina Gerais: nível da represa aumentou cerca de 10 centímetros por dia em janeiro (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 às 18h46.

Franca (SP) - Após atingir níveis críticos, ameaçar o fornecimento de energia e prejudicar dezenas de cidades, o nível do Lago de Furnas (MG) subiu 4,81 metros em janeiro. Foram cerca de 10 centímetros por dia, de acordo com a última contagem do ONS (Operador Nacional do Sistema).

O motivo da retomada foram as chuvas que trouxeram de volta o índice positivo no reservatório, com a entrada de água maior do que a saída. O aumento do nível foi gradativo, pois no início do mês passado o reservatório estava em 753,53 metros e, menos de dez dias depois, tinha avançado 20 centímetros. A alta foi ampliada no decorrer de janeiro até que o lago chegasse a quase 5 metros a mais.

O aumento foi comemorado, porque a seca enfrentada é considerada a pior nos últimos 10 anos. Para se ter ideia, em dezembro, o reservatório chegou a ficar 14 metros abaixo da capacidade máxima.

Apesar da recuperação, várias cidades ainda vêm sendo prejudicadas com o baixo nível de água, que atinge diretamente setores como a pesca e o turismo. A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) calcula um prejuízo de R$ 100 milhões com a baixa do reservatório desde o segundo semestre do ano passado. E, mesmo com as chuvas de agora, será preciso uma quantidade regular de entrada de água por bastante tempo para que o lago se recupere por completo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEnergiaEnergia elétricaEstatais brasileirasFurnasHidrelétricasServiços

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua