Exame Logo

Kerry terá reuniões com Netanyahu e Abbas

A imprensa italiana assinalou que Kerry anunciará a concessão de uma nova ajuda de US$ 100 milhões para assistência humanitária aos refugiados sírios

Secretário de estado dos Estados Unidos, John Kerry: Kerry está na capital italiana em viagem oficial para se encontrar com membros do recém-formado Governo de Enrico Letta. (Gary Cameron/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 16h45.

Roma - O secretário de Estado americano, John Kerry, anunciou nesta quarta-feira em Roma que se reunirá novamente com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, nos dias 21 e 22 de maio.

Kerry, que está na capital italiana em viagem oficial para se encontrar com membros do recém-formado Governo de Enrico Letta, aproveitou também para reunir-se com a ministra da Justiça israelense, Tzipi Livni, e o das Relações Exteriores jordaniano, Nasser Judeh, dentro de suas consultas para traçar um plano de paz no Oriente Médio.

Veja também

Kerry explicou, antes do encontro com Livni, que sua reunião é "uma continuação" das consultas realizadas com esse fim e lembrou o recente encontro que os dois mantiveram em Washington no início deste mês, segundo informou o Departamento de Estado americano.

O chefe da diplomacia americana se referiu, além disso, à recente proposta da Liga Árabe, anunciada pelo primeiro-ministro do Catar, xeque Hamad bin Jassim Al Thani, e que adota a princípio a troca de territórios.

"Querem seguir adiante e estão interessados nas consultas em curso. Teremos essas consultas com um propósito, não queremos ter encontros pelo mero feito de nos reunirmos", afirmou.

Livni, por sua vez, agradeceu a Kerry os esforços que o secretário americano está realizando.

"Acredito que o que está fazendo aqui criará esperança na região, porque alguns de nós perdemos a esperança. E isso é algo de que realmente necessitamos, não só como uma ideia vaga, mas como algo concreto", avaliou.

Por outro lado, a imprensa italiana assinalou que Kerry anunciará amanhã a concessão de uma nova ajuda de US$ 100 milhões para assistência humanitária e alimentícia aos refugiados sírios.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IsraelPaíses ricosPalestina

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame