Mundo

Kerry se reunirá com chanceler iraniano em Nova York

O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá com seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, em Nova York, anunciou a Casa Branca

Kerry em reunião: "estamos abertos a nos comprometer com o governo iraniano em diferentes níveis", disse porta-voz americano (Justin Lane/AFP)

Kerry em reunião: "estamos abertos a nos comprometer com o governo iraniano em diferentes níveis", disse porta-voz americano (Justin Lane/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h59.

Nova York - O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá nesta semana com seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, em Nova York, anunciou a Casa Branca, que não excluiu um encontro entre os presidentes Barack Obama e Hassan Rohani.

Kerry "se encontrará com seus colegas do grupo 5+1, assim como com o ministro das Relações Exteriores do Irã", disse o conselheiro adjunto da segurança nacional americana, Ben Rhodes, que, interrogado sobre um eventual encontro entre Obama e Rohani, reiterou que não havia nada previsto até o momento, mas admitiu que "este tipo de contato" não está excluído.

"Estamos abertos a nos comprometer com o governo iraniano em diferentes níveis se eles respeitarem seu compromisso de abordar as preocupações da comunidade internacional sobre seu programa nuclear", acrescentou Rhodes.

O programa nuclear iraniano provocou uma crise com as grandes potências ocidentais, que suspeitam que Teerã busca se dotar de uma arma atômica com seu programa de enriquecimento de urânio, o que as autoridades iranianas negam.

O Irã assumiu nesta segunda-feira o controle da central nuclear civil de Bushehr (sul), 37 anos depois do início de sua construção.

Segundo os observadores estrangeiros, os iranianos dão grande importância a este controle, que mostra sua capacidade quanto a esta tecnologia nuclear civil para não ter que depender do exterior.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)Barack ObamaIrã - PaísJohn KerryHassan Rohani

Mais de Mundo

Seção 301: EUA anunciam decisão e Brasil poderá ter tarifa de 25%

Trump diz que deve fechar acordo com o Irã e reabrir o Estreito de Ormuz na próxima semana

Navios cruzam o Estreito de Ormuz 'às escuras' sob coordenação dos EUA

Deputado da Flórida e filho de cubanos: a escolha de Trump para novo embaixador dos EUA no Brasil