Mundo

Kerry exige fim da violência entre israelenses e palestinos

O primeiro-ministro israelense, por outro lado, considerou que a "onda de ataques" é "resultado direto das provocações" do Hamas


	Secretário de estado dos EUA, John Kerry: "É absolutamente crucial pôr fim a todos os incitamentos, pôr fim a toda a violência e encontrar uma via que permita, potencialmente, construir um processo mais vasto"
 (AFP)

Secretário de estado dos EUA, John Kerry: "É absolutamente crucial pôr fim a todos os incitamentos, pôr fim a toda a violência e encontrar uma via que permita, potencialmente, construir um processo mais vasto" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2015 às 08h07.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, exigiu hoje (22) o "fim da violência" que ocorre há mais de três semanas entre Israel e o Estado palestino. A declaração foi durante uma reunião, em Berlim, com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

"É absolutamente crucial pôr fim a todos os incitamentos, pôr fim a toda a violência e encontrar uma via que permita, potencialmente, construir um processo mais vasto, o que não é o caso hoje em dia", afirmou Kerry ao lado de Netanyahu e diante dos jornalistas, em uma unidade hoteleira de Berlim.

O primeiro-ministro israelense, por outro lado, considerou que a "onda de ataques" é "resultado direto das provocações" do Hamas, movimento islâmico em Israel do presidente palestiniano, Mahmud Abbas, e da Autoridade Palestina.

"Creio que é tempo de a comunidade internacional dizer claramente ao presidente Abbas para parar com os incitamentos contra Israel", frisou Netanyahu.

Kerry e Netanyahu não se reuniam desde fins de setembro, antes do início dos novos confrontos em Israel e nos territórios palestinos.

Ambos vão ter uma reunião hoje, de várias horas, para discutir formas de conter a violência que já provocou dezenas de mortes dos dois lados.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IsraelPaíses ricosPalestina

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame