Mundo

Kerry afirma que tropas russas estão se retirando da Ucrânia

Saída de tropas russas é condicionante para que as sanções impostas contra Moscou sejam retiradas

Soldados ucranianos patrulham a região de Donetsk: tropas russas se retiram do território ucraniano (Anatolii Boiko/AFP)

Soldados ucranianos patrulham a região de Donetsk: tropas russas se retiram do território ucraniano (Anatolii Boiko/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2014 às 17h23.

Paris - As tropas russas estão se retirando da Ucrânia, garantiu nesta terça-feira o secretário de Estado americano, John Kerry, pouco depois de uma reunião com o chanceler russo, Sergei Lavrov, ressaltando que essa é uma das exigências para a retirada das sanções contra Moscou.

"As tropas estão se retirando, os equipamentos pesados ​​ainda precisam ser removidos e a fronteira deve ser controlada e protegida", declarou Kerry, um dia após o anúncio feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, da retirada das tropas russas mobilizadas na fronteira com a Ucrânia.

"Há quatro ou cinco principais critérios (a serem respeitados) para a suspensão das sanções: um é a libertação dos reféns, a libertação de todos os prisioneiros; outro é a retirada das tropas e dos armamentos; e o respeito à fronteira sob os auspícios da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa)", explicou Kerry.

Lavrov tentou convencer John Kerry de que as sanções econômicas contra seu país minam as esperanças de uma recuperação econômica na Europa.

O ministro russo das Relações Exteriores havia acusado na segunda-feira o presidente Barack Obama de "forçar" a UE a adotar sanções contra a Rússia. Essas sanções econômicas ocidentais deixaram a economia russa à beira da recessão.

O presidente russo, Vladimir Putin, vai se reunir com o presidente da Ucrânia, Petro Porenshenko, na sexta-feira em Milão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPolíticosRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal