Mundo

Kate 'extremamente comovida' com mensagens de apoio após anúncio de câncer, diz porta-voz do Palácio

O estado de saúde de Catherine e o silêncio após a operação abdominal à qual foi submetida em meados de janeiro deram origem a todo tipo de rumores, especialmente nas redes sociais

O casal e seus três filhos não estarão presentes na tradicional missa de Páscoa com a família real (AFP/AFP)

O casal e seus três filhos não estarão presentes na tradicional missa de Páscoa com a família real (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 24 de março de 2024 às 13h49.

O príncipe e a princesa de Gales disseram estar "extremamente comovidos" com as mensagens de apoio que receberam após a notícia do câncer de Catherine na sexta-feira, 22, disse um porta-voz do Palácio de Kensington em comunicado, que destacou a necessidade de privacidade.

Após semanas de rumores sobre sua saúde, a popular princesa Catherine, de 42 anos, explicou em um vídeo que está enfrentando um câncer, cuja natureza não especificou.

As mensagens de apoio à Kate não paravam de chegar desde sexta-feira por parte de líderes políticos, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de celebridades e de civis.

O vídeo divulgado na conta do Instagram do casal real acumulou 275.000 comentários e quase 5 milhões de curtidas entre sexta-feira à noite e este domingo, 24.

Catherine e seu esposo, William, herdeiro do trono britânico, "estão muito comovidos pelas mensagens de condolências de pessoas do Reino Unido, da Commonwealth e de todo o mundo", disse o Palácio de Kensington na noite de sábado, 23.

"Eles estão muito comovidos com o calor e o apoio do público", diz o texto.

Catherine e William "estão gratos pela compreensão [do público] ao seu pedido de privacidade neste momento", afirmou o porta-voz.

"Aviso cortês"

Para a BBC, "essa mensagem é ao mesmo tempo um agradecimento e um aviso cortês, no qual o casal explica (...) que desejam ser deixados em paz".

O estado de saúde de Catherine e o silêncio após a operação abdominal à qual foi submetida em meados de janeiro deram origem a todo tipo de rumores, especialmente nas redes sociais.

As especulações intensificaram quando William cancelou, de última hora, em 27 de fevereiro, a participação em uma cerimônia em memória de seu padrinho, o rei Constantino da Grécia, por "motivos pessoais".

As especulações sobre a saúde da princesa foram "as piores que já vi", declarou na BBC o ex-porta-voz do príncipe e princesa de Gales, Paddy Harverson.

Kate, normalmente muito ativa e cujas saídas sempre recebem grande cobertura midiática, suspendeu suas atividades públicas por tempo indeterminado.

O casal e seus três filhos não estarão presentes na tradicional missa de Páscoa com a família real.

Segundo a agência britânica PA, o príncipe de Gales retomará suas funções públicas após as férias da Semana Santa e o retorno de seus filhos à escola.

Catherine voltou a ser destaque na imprensa britânica neste domingo, sendo chamada pelo Mail on Sunday de "princesa da coragem".

O Sunday Times afirmou que a princesa escreveu "cada palavra" da mensagem divulgada na sexta-feira, e que considerou que anunciar ela mesma o câncer em um vídeo era "mais humano", segundo uma de suas amigas, citada pelo jornal.

Acompanhe tudo sobre:Kate MiddletonReino UnidoWilliam e Kate

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia