Mundo

Kadafi volta a convocar luta civil contra rebeldes em Trípoli

Ditador chamou os opositores de "ratos e traidores pagos pelos colonizadores"

Kadafi convocou "os homens, mulheres, jovens e idosos a lutar contra os rebeldes na capital" (AFP)

Kadafi convocou "os homens, mulheres, jovens e idosos a lutar contra os rebeldes na capital" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2011 às 07h07.

Argel - O coronel líbio Muammar Kadafi, que se encontra em paradeiro desconhecido desde a irrupção dos rebeldes em Trípoli, conclamou nesta quarta-feira "os homens, mulheres, jovens e idosos a lutar contra os rebeldes na capital", aos quais mais uma vez chamou de "ratos e traidores pagos pelos colonizadores".

Em declarações ao canal internacional de televisão sírio "Al Rai", o dirigente líbio afirmou que "a missão dos habitantes de Trípoli é limpar sua cidade" dos insurgentes.

"Os jovens de Tayura, Souk el Juma e os comitês revolucionários, todos devem lutar contra os traidores, é seu dever", exclamou Kadafi à emissora, que em seu site afirma que essas declarações foram realizadas em Trípoli, embora sem precisar o local.

Além disso, o líder líbio pediu às tribos e habitantes de outras cidades que socorram a população da capital. "Convoco às tribos de Sebha, Beni Oualid, Feran, Yufra e Anwaset, para que cada uma assuma uma área para ajudar a limpar a capital. Vocês devem tomar Trípoli e varrê-la para eliminar os ratos".

Em seu discurso, de aproximadamente sete minutos, Kadafi também disse que os rebeldes se esconderam entre as famílias da capital e ocuparam prédios civis, o que, segundo ele, obrigou as forças do regime a evitar o combate. "O Exército não pode destruir os edifícios e as casas".

Essa mensagem é veiculada poucas horas após outro pronunciamento do líder, divulgado por um canal de rádio local e retransmitido pela rede Al Jazeera, no qual Kadafi ameaçava resistir "até a vitória ou a morte"

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaGuerrasLíbiaMuammar KadafiOposição políticaPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Hamas exige mapas e prazos para a retirada de Israel de Gaza para assinar cessar-fogo

Rússia ataca sistema energético da Ucrânia com mais de 40 mísseis

Ucrânia declara alerta aéreo em todo país por ameaça de ataque russo com mísseis

Presidente deposto da Coreia do Sul é preso e fica em silêncio durante interrogatório