Mundo

Jovem jogador é um dos afegãos que caíram de avião após tentativa de fuga

Milhares de afegãos se dirigiram para o aeroporto nesta semana na tentativa de fugir do país após a ofensiva do Talibã

Zaki Anwari, que jogou pela seleção de base do Afeganistão, morre durante tentativa de fuga do país. (Redes sociais/Reprodução)

Zaki Anwari, que jogou pela seleção de base do Afeganistão, morre durante tentativa de fuga do país. (Redes sociais/Reprodução)

A

AFP

Publicado em 19 de agosto de 2021 às 20h39.

Zaki Anwari, um jovem jogador de futebol que jogou nas categorias de base da seleção do Afeganistão, sofreu uma queda fatal depois de tentar viajar segurando-se a um avião americano que decolava de Cabul, informou nesta quinta-feira (19) a Direção-Geral de Educação Física e Esportes do país.

"Anwari, como milhares de jovens afegãos, queria deixar o país, mas caiu de um avião americano e morreu", explicou a agência em um comunicado postado no Facebook.

Milhares de afegãos se dirigiram para o aeroporto nesta semana para emigrar após a ofensiva dos talibãs que levou à tomada do poder após a fuga do presidente Ashraf Ghani.

Em um vídeo comovente filmado na segunda-feira na pista, centenas de pessoas são vistas correndo ao lado de um avião da Força Aérea dos Estados Unidos se preparando para decolar, e várias delas tentam se segurar ao avião.

Outras imagens parecem mostrar duas pessoas sofrendo uma queda fatal de um avião C-17 após a decolagem.

Restos mortais foram encontrados posteriormente no trem de pouso, confirmaram os militares americanos, acrescentando que estão investigando possíveis mortes ligadas à decolagem do C-17.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é criticado em seu país e internacionalmente pela forma como as tropas do país foram retiradas do Afeganistão e, acima de tudo, porque seu governo aparentemente não estava preparado para o rápido ataque dos talibãs ao poder.

As lembranças do regime brutal imposto por este nos anos 1990, durante o qual a música e a televisão foram proibidas, havia apedrejamentos e as mulheres ficaram confinadas em suas casas, semearam o pânico na população.

Fique por dentro das principais análises econômicas. Assine a EXAME

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoAviõesFutebolMortesTalibã

Mais de Mundo

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo