Mundo

Jovem é detido em Londres por pacote suspeito no metrô

O detido é suspeito de "cometer, preparar e instigar" atos terroristas

Polícia: a polícia não revela se era uma bomba (Shaun Curry/AFP Photo)

Polícia: a polícia não revela se era uma bomba (Shaun Curry/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 21 de outubro de 2016 às 14h40.

Um homem de 19 anos foi detido nesta sexta-feira pelas forças antiterroristas britânicas por sua relação com um pacote suspeito encontrado no metrô de Londres na véspera, informou a polícia.

O homem foi detido em uma rua do norte de Londres, segundo um comunicado da polícia metropolitana, que disse ter precisado usar uma pistola elétrica para imobilizá-lo.

O detido é suspeito de "cometer, preparar e instigar" atos terroristas, e está na delegacia.

Na quinta-feira, a polícia realizou uma explosão controlada do pacote suspeito encontrado na estação de metrô de North Greenwich, no leste de Londres, que precisou ser evacuada por várias horas.

A estação se localiza perto do pavilhão O2 da capital, palco habitual de grandes espetáculos e acontecimentos esportivos, onde na quinta-feira o grupo americano Nickelback se apresentou.

Em seu comunicado, a polícia não revela se era uma bomba. "O objeto está sendo examinado pericialmente e aguardamos os resultados".

Também não foram divulgados os motivos da colocação do objeto, mas a polícia informou não buscar "mais ninguém relacionado à investigação a este ponto".

Desde agosto de 2014, a ameaça terrorista está em seu segundo nível mais alto, "severa", na escala administrada pelas autoridades, o que significa que é "altamente provável" que ocorra um atentado.

"Graças ao grande profissionalismo" das forças de segurança, "a situação foi administrada com tato e de maneira segura, sem que fossem registrados feridos", disse o prefeito de Londres, Sadiq Khan, ressaltando que permaneceu "em contato constante" com a polícia e o responsável dos transportes públicos.

A polícia informou que os cidadãos deverão observar mais presença policial que o habitual nos transportes públicos nos próximos dias, e os convocou a ficar atentos a qualquer sinal de perigo.

Acompanhe tudo sobre:LondresPoliciaisTerrorismo

Mais de Mundo

Pelo menos seis mortos e 40 feridos em ataques israelenses contra o Iêmen

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos