Mundo

Jogos de Londres terão medalha mais pesada da história

As medalhas de cerca de 400 gramas serão produzidas já este ano, no País de Gales, e foram desenhadas pelo artista britânico David Watkins

Os três primeiros colocados de cada disputa olímpica receberão a medalha mais pesada da história dos Jogos, com cerca de 400 gramas (Getty Images / Scott Olson)

Os três primeiros colocados de cada disputa olímpica receberão a medalha mais pesada da história dos Jogos, com cerca de 400 gramas (Getty Images / Scott Olson)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2011 às 00h07.

Londres - No dia em que celebrou a marca de um ano restante até a abertura da Olimpíada de Londres, o COI apresentou as desejadas medalhas que serão oferecidas aos melhores esportistas do mundo na capital inglesa. A cerimônia, nesta quarta-feira, teve a presença do presidente do COI, o belga Jacques Rogge.

As medalhas serão produzidas já este ano, no País de Gales, e foram desenhadas pelo artista britânico David Watkins, vencedor de uma concorrência com outros cinco designers. Também participaram do processo de escolha do modelo a equipe de cerimônias do Comitê Organizador Local (COL )e o Museu Britânico de Moedas e Medalhas. O minério para produzi-las virá da região de Salt Lake City, em Utah, Estados Unidos, extraído de uma mina da Rio Tinto, patrocinadora olímpica. Outra parte sairá de um projeto na Mongólia.

Os três primeiros colocados de cada disputa olímpica receberão a medalha mais pesada da história dos Jogos, com cerca de 400 gramas. Elas medem 8,5 centímetros de diâmetro, consideravelmente maiores que as distribuídas em Pequim.

A frente da medalha, como é padrão olímpico, terá a deusa dos Jogos Olímpicos da Verão, a deusa grega Nike, que sai da representação do Parthenon para chegar à cidade sede. Ao fundo da imagem, o Rio Tâmisa simboliza a cidade de Londres. Na outra face da medalha aparece a logomarca dos Jogos de 2012.

"Espero que o desenho das medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 seja uma fonte de inspiração para os milhares de atletas ao redor do mundo que estão contando os dias para competir no maior espetáculo da Terra", disse Seb Coe, presidente do COL.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEuropaLondresMetrópoles globaisOlimpíadasReino UnidoSetor de esportes

Mais de Mundo

Pelo menos seis mortos e 40 feridos em ataques israelenses contra o Iêmen

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos