Mundo

Biden chega à França para celebração de 80 anos do Dia D

Presidente dos EUA visitará a Normandia junto com outros líderes de países vencedores da Segunda Guerra Mundial

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 5 de junho de 2024 às 08h47.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou nesta quarta-feira, 5, à França, onde participará na quinta-feira das cerimônias de celebração dos 80 anos do Desembarque dos Aliados na Normandia e fará uma visita de Estado a Paris no sábado.

Biden participará na quinta-feira, nas praias da Normandia, das cerimônias de aniversário do Dia D, ao lado do presidente francês Emmanuel Macron, do rei Charles III da Inglaterra, do chanceler alemão Olaf Scholz, do presidente italiano Sergio Mattarella e do presidente ucraniano Volodimir Zelensky.

O presidente americano discursará nas cerimônias oficiais nas praias conhecidas como Utah e Omaha Beach, onde "73.000 corajosos americanos desembarcaram para abrir o caminho para a libertação da França e da Europa", segundo a Casa Branca.

Além da agenda de recordação da Segunda Guerra Mundial, Biden conversará com o homólogo ucraniano sobre como prosseguir com o apoio a seu país na guerra que trava contra a Rússia. Os dois devem conversar novamente durante a reunião de cúpula do G7 que acontecerá na Itália de 13 a 15 de junho.

A cerimônia do 80º aniversário do Desembarque na Normandia, para a qual a Rússia não foi convidada, servirá para os aliados comemorarem a operação crucial para a libertação da Europa da Alemanha nazista e para que expressem apoio à Ucrânia.

 

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEmmanuel MacronFrançaDiplomacia

Mais de Mundo

Candidato à presidência denuncia 'prisão arbitrária' de assistentes na Venezuela

Pequeno município no leste da China desenvolve indústria panificadora bilionária

Após escândalo com PwC na China, KPMG e EY assumem auditorias no país

Biden viaja a Los Angeles para evento de arrecadação de fundos com celebridades

Mais na Exame