Mundo

Jihadistas são ameaça à integridade do Iraque, dizem EUA

Secretário de Estado americano declarou que os jihadistas são uma "ameaça" à integridade do Iraque


	Jihadistas do EIIL: grupo é visto como "ameaça" à integridade do Iraque
 (Reuters)

Jihadistas do EIIL: grupo é visto como "ameaça" à integridade do Iraque (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2014 às 15h16.

O secretário de Estado americano, John Kerry, em visita a Bagdá, declarou nesta segunda-feira que os jihadistas são uma "ameaça" à integridade do <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/iraque">Iraque</a></strong> e que os <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/estados-unidos">Estados Unidos</a></strong> darão apoio militar intenso e concreto para frear a ofensiva dos rebeldes.</p>

"Este é o momento para os líderes do Iraque tomarem decisões", afirmou durante uma coletiva de imprensa. "A integridade do Iraque está ameaçada e as autoridades iraquianas devem responder a esta ameaça", insistiu.

Ele garantiu que o apoio americano ao Iraque será "intenso e concreto", acrescentando que "se os líderes iraquianos adotarem as medidas necessárias para unir o país, será mais "eficaz".

Desde 9 de junho, os jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL) assumiram o controle de Mossul, segunda maior cidade do país, de uma grande parte de sua província Nínive (norte), de Tikrit e de outros setores das províncias de Saladino (norte), Diyala (leste) e Kirkuk (norte), além de tomarem quatro cidades de Al-Anbar, Fallujah, Al-Qaïm, Rawa e Aana, além de parte de Ramadi.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)IraqueIslamismoPaíses ricosSunitas

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos