Japão: radiação é detectada no leite e brócolis
O leite contaminado foi registrado na província de Ibaraki e o brócolis foi encontrado em Fukushima, local da usina nuclear danificada
Da Redação
Publicado em 22 de março de 2011 às 22h25.
Tóquio - Autoridades japonesas detectaram a presença de substâncias radioativas acima dos limites legais no brócolis e no leite não pasteurizado procedentes de áreas próximas à usina nuclear danificada pelo terremoto no Japão, informou a imprensa local nesta quarta-feira.
O leite contaminado foi registrado na província de Ibaraki e o brócolis foi encontrado em Fukushima, local da usina nuclear danificada, informou a agência de notícias Kyodo News, não dando mais detalhes.
O anúncio ocorre em meio ao aumento das preocupações no Japão sobre a segurança dos alimentos do país, depois que os sistemas de resfriamento do combustível nuclear foram danificados na usina de Fukushima 1 com o terremoto seguido de tsunami ocorrido em 11 de março.
A França pediu à Comissão Europeia que imponha "controles sistemáticos" nas importações de produtos frescos vindos do Japão para a União Europeia, em meio a temores de contaminação nuclear, informou o Ministério da Agricultura em Paris nesta terça-feira.