Mundo

Itamaraty rejeita declaração de independência da Catalunha

Em comunicado breve, governo brasileiro pediu diálogo

Itamaraty em Brasília (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Itamaraty em Brasília (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

E

EFE

Publicado em 28 de outubro de 2017 às 14h34.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores do Brasil rejeitou neste sábado a declaração unilateral de independência realizada pela Catalunha e se disse favorável a que a crise política provocada pelo desafio separatista seja solucionada através do diálogo e com respeito à Constituição.

O Itamaraty emitiu hoje um breve comunicado no qual pediu diálogo "com base no pleno respeito à legalidade constitucional e na preservação da unidade do Reino da Espanha".

O parlamento regional da Catalunha aprovou ontem uma declaração unilateral de independência que, horas depois, levou o Executivo espanhol a adotar uma série de medidas, com a aprovação do Senado, para recuperar a legalidade constitucional.

Entre elas figura a destituição de todo o gabinete do agora ex-presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e a convocação de eleições autônomas para 21 de dezembro, conforme o anúncio feito ontem pelo chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy.

Numa declaração gravada e divulgada hoje, Puigdemont pediu à população da Catalunha que faça uma "oposição democrática" e "cívica" ao Executivo espanhol.

Pouco antes da declaração de Puigdemont, fontes independentistas catalãs explicaram à Agência Efe que o seu governo não se dá por destituído e deve manter suas atividades.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaCatalunhaItamaraty

Mais de Mundo

Condenada que sobreviveu a injeções letais nos EUA retorna à prisão

Vencedora do Nobel da Paz chama de 'inaceitáveis' sanções dos EUA sobre Tribunal Penal Internacional

Terremoto no Panamá deixa 27 feridos, 300 evacuados e danos em escolas e hospitais

Turquia proíbe redes sociais para menores de 15 anos a partir de novembro