Mundo

Israel se diz favorável à manutenção de Mubarak no poder

Shimon Peres defendeu a permanência de Mubarak e mostrou temores com uma possível ascenção de "uma oligarquia fanática religiosa"

Israel sempore teve um "grande respeito pelo presidente Mubarak" disse Peres (Alex Wong/Getty Images)

Israel sempore teve um "grande respeito pelo presidente Mubarak" disse Peres (Alex Wong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2011 às 13h06.

Jerusalém - Israel deseja a manutenção no poder do presidente egípcio, Hosni Mubarak, a quem o chefe de Estado israelense, Shimon Peres, deu respaldo nesta segunda-feira ao afirmar que "uma oligarquia fanática religiosa não é melhor que a falta de democracia".

Sobre o terremoto político que vive o Egito há uma semana, Peres não ocultou sua posição, e deixou claro que Israel "sempre teve e tem grande respeito pelo presidente Mubarak".

"Não dizemos que tudo o que ele faz é correto, mas que fez uma coisa pela qual lhe somos gratos: manter a paz no Oriente Médio", disse o presidente israelense durante uma cerimônia de recepção de novos embaixadores em sua residência oficial.

Peres ressaltou que "o povo pensa que a democracia é só um título, mas é muito mais que isso. Também significa paz e liberdade", informou o jornal israelense "Jerusalem Post".

As declarações do chefe do Estado coincidem com a difusão pela imprensa local de pressões de Israel a seus parceiros ocidentais para que desçam o tom de suas críticas ao regime de Mubarak, que o povo egípcio e a oposição tentam derrubar.

Fontes oficiais citadas pelo jornal "Ha'aretz" disseram que o Ministério de Relações Exteriores israelense enviou no sábado um comunicado a suas embaixadas em Rússia, Estados Unidos, Canadá, China e vários países europeus para pedir aos embaixadores que insistam perante as autoridades locais respectivas sobre a importância que tem para Israel a estabilidade no Egito. No entanto, porta-vozes do governo israelense consultados pela Agência Efe não confirmaram essa informação.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDiplomaciaEgitoIsrael

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado