Mundo

Iraque e Síria construirão dois oleodutos e um gasoduto

Iraquianos também renovaram com a Turquia acordo de operação de oleoduto

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2011 às 09h25.

Os governos do Iraque e da Síria chegaram a um acordo inicial para a construção de dois oleodutos e um gasoduto para transportar petróleo e gás natural do Iraque para o porto sírio de Banias, no Mar Mediterrâneo. Ali al-Dabbagh, porta-voz do governo iraquiano, disse que um oleoduto terá a capacidade de transportar 1,5 milhão de barris de petróleo por dia, enquanto o segundo poderá transportar 1,25 milhão de barris. Ele não deu uma capacidade estimada para o gasoduto, mas afirmou que ela será considerável.

O comunicado informa que o gabinete do governo iraquiano já aprovou a construção dos oleodutos e do gasoduto. Funcionários do Ministério do Petróleo do país disseram que a licitação para as obras será publicada nos próximos meses.

Os acordos com a Síria ocorrem no momento em que o Iraque, que possui a terceira maior reserva de petróleo do mundo, procura quadruplicar sua atual produção de 2,4 milhões de barris diários. O Iraque assinou no ano passado e neste ano 11 acordos para desenvolver sua produção.

Os oleodutos entre o Iraque e a Síria não serão os primeiros a serem construídos. Um antigo oleoduto, que ligava Kirkuk, no norte do Iraque, a Banias, transportava 250 mil barris de petróleo por dia até a guerra Irã-Iraque (1980-1988). Em 2003, o oleoduto foi destruído quando ocorreu a invasão norte-americana do Iraque.

Turquia

Também hoje, o Iraque e a Turquia assinaram um acordo que estende por mais 15 anos a operação de um grande oleoduto que transporta petróleo dos campos iraquianos de Kirkuk, no Curdistão iraquiano (norte do país), ao porto turco de Ceyhan, no Mediterrâneo, informaram funcionários do ministério do Petróleo do Iraque. O acordo venceu em março deste ano e os governos desejavam estendê-lo.

O Ministério do Petróleo do Iraque informou à imprensa, na cerimônia de assinatura do acordo, que o oleoduto conseguirá exportar 1 milhão de barris por dia nos próximos anos. Atualmente, o canal de 970 quilômetros, inaugurado no começo dos anos 1980, exporta 450 mil barris de petróleo por dia, ou um quarto das exportações iraquianas de petróleo. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre Energia.

Siga as notícias de Mundo no Twitter.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaGásIraqueOriente MédioPetróleoSíria

Mais de Mundo

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas