Mundo

Irã perde 50% das receitas de petróleo por sanções

Os líderes iranianos asseguram que o país está em situação de "guerra econômica" pelo embargo bancário e petroleiro aplicado pelos EUA e pela UE


	Guarda Revolucionária Iraniana passa por um petroleiro: as exportações de petróleo iraniano eram de 1,3 mdb em novembro, um milhão a menos que no mesmo período de 2011
 (Atta Kenare/AFP)

Guarda Revolucionária Iraniana passa por um petroleiro: as exportações de petróleo iraniano eram de 1,3 mdb em novembro, um milhão a menos que no mesmo período de 2011 (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 11h47.

Teerã - As receitas provenientes do petróleo no Irã caíram 50% devido às sanções internacionais impostas por seu polêmico programa nuclear, admitiu o ministro da Economia, Shamsedin Hoseini, citado nesta segunda-feira pelos meios de comunicação iranianos.

"O Irã enfrenta uma redução de 50% de suas receitas petroleiras devido às sanções", declarou o ministro à rede de televisão estatal.

Desde o verão passado, os líderes iranianos asseguram que o país está em situação de "guerra econômica" pelo embargo bancário e petroleiro aplicado há dois anos por Estados Unidos e União Europeia.

O Ocidente suspeita que o programa nuclear civil do Irã pretende, na realidade, dotar o país de uma arma nuclear, algo que Teerã nega.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), as exportações de petróleo iraniano eram de 1,3 milhão de barris diários (mdb) em novembro, um milhão a menos que no mesmo período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralIrã - PaísPetróleo

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame