Mundo

Irã disposto a ajudar o Iraque para combater a Al-Qaeda

Subchefe do Estado-Maior afirmou estar disposto a oferecer equipamentos e assessoramento, mas não homens

Iraquianos fogem por uma estrada vazia da cidade de Ramadi, onde as forças de segurança enfrentam militantes jihadistas ligados à Al-Qaeda (AZHAR SHALLAL/AFP)

Iraquianos fogem por uma estrada vazia da cidade de Ramadi, onde as forças de segurança enfrentam militantes jihadistas ligados à Al-Qaeda (AZHAR SHALLAL/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2014 às 15h19.

Teerã - O Irã está disposto a fornecer equipamentos militares e assessoramento ao Iraque em sua luta contra a Al-Qaeda, afirmou neste domingo o subchefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, o general Mohamad Hejazi.

"Se os iraquianos pedirem, nós forneceremos equipamentos e assessoramento, mas não homens", declarou o general, citado pela agência de notícias estatal IRNA.

Ele acrescentou que não houve um pedido de realização de operações conjuntas contra "os takfiris terroristas", um termo usado para descrever os combatentes extremistas sunitas da Al-Qaeda.

Irã xiita, ator regional de peso e um forte apoio do regime do presidente Bashar al-Assad, já enviou "conselheiros militares" à Síria, que faz fronteira com o Iraque, onde uma guerra civil já dura há quase três anos.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoÁsiaIraqueIrã - PaísIslamismoAl Qaeda

Mais de Mundo

China prevê investir mais de RMB 5 trilhões em novas redes elétricas até 2030

Exploração de petróleo de xisto avança na China com foco em segurança energética

Irã diz que deve retomar acesso à internet global quase 90 dias após bloqueio aos civis

Presidente da Bolívia anuncia redução de 50% do próprio salário diante de protestos e crise política