Mundo

Irã confirma que usina nuclear não foi afetada por terremoto

Segundo autoridades, no momento do terremoto, a central de Bushehr não estava conectada à rede e não produzia eletricidade


	Sismógrafo: o terremoto de 6,1 graus na escala Richter atingiu ontem o país e deixou pelo menos 37 mortos e 950 feridos
 (AFP)

Sismógrafo: o terremoto de 6,1 graus na escala Richter atingiu ontem o país e deixou pelo menos 37 mortos e 950 feridos (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2013 às 10h55.

Teerã - O Irã confirmou nesta quarta-feira que sua única usina nuclear, situada na província de Bushehr, no sul do país, não sofreu nenhum dano pelo terremoto de 6,1 graus na escala Richter que atingiu ontem o país e deixou pelo menos 37 mortos e 950 feridos.

Segundo declarações do diretor da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Fereydun Absi, o terremoto "não causou danos na usina nuclear de Busehr", situada a cerca de 100 quilômetros da cidade de Kaki, onde foi registrado o epicentro do tremor.

Absi disse que no momento do terremoto "a central não estava conectada à rede e não produzia eletricidade e, além disso, por seu desenho, resiste a terremotos de mais de oito graus na escala Richter".

A imprensa iraniana divulgou uma nota emitida hoje pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmando que o terremoto não afetou a usina nuclear, que foi conectada pela primeira vez à rede elétrica nacional em setembro de 2011 e ainda se encontra em período de testes.

"O Irã informou (ao Centro de Incidentes e Emergências da AIEA) do ocorrido e apontou que não ocorreu nenhum dano na Central Elétrica Nuclear de Bushehr e que não houve vazamento radioativos nas instalações".

A companhia pública russa AtomStroyExport, responsável pela construção da usina, também confirmou que a situação na central é de normalidade. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIrã - PaísTerremotos

Mais de Mundo

O destino incerto da Venezuela e seus impactos para o Brasil

Como irão funcionar as eleições presidenciais na Venezuela?

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Mais na Exame