Mundo

Irã anuncia produção de primeira barra de combustível nuclear

O anúncio foi feito com as sanções internacionais proibiram o país de comprá-las em mercados estrangeiros

As barras de combustível nuclear contêm grânulos de urânio enriquecido que dão energia às usinas nucleares (Atta Kenare/AFP)

As barras de combustível nuclear contêm grânulos de urânio enriquecido que dão energia às usinas nucleares (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2012 às 09h37.

Teerã - O Irã anunciou hoje que seus cientistas produziram a primeira barra de combustível nuclear do país, façanha de engenharia que o Ocidente duvidava que Teerã fosse capaz de realizar.

O anúncio foi feito depois que o Irã disse estar determinado a fabricar barras de combustível uma vez que as sanções internacionais proibiram o país de comprá-las em mercados estrangeiros.

As barras de combustível nuclear contêm grânulos de urânio enriquecido que dão energia às usinas nucleares. O site da agência de energia atômica iraniana informou que a primeira barra fabricada no país já foi instalada no reator de pesquisa nuclear de Teerã.

O Ocidente teme que o programa de enriquecimento de urânio do Irã tenha o fim de fabricar armas atômicas, acusação negada por Teerã. As informações são da Associated Press. (Equipe AE)

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaEnergiaIrã - PaísUsinas nuclearesEnergia nuclear

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza