Mundo

Inundações já causaram 226 mortes no Paquistão

Desastre natural já afeta mais de cinco milhões de pessoas no país, segundo dados oficiais

O governo paquistanês disponibilizou 2.154 abrigos, onde há cerca de 300 mil refugiados (Getty Images)

O governo paquistanês disponibilizou 2.154 abrigos, onde há cerca de 300 mil refugiados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 06h33.

Islamabad - As chuvas da estação das monções continuam nesta terça-feira na província de Sindh, no sul do Paquistão, onde as inundações vitimaram até agora 226 pessoas e afetaram mais de cinco milhões, segundo dados oficiais.

As chuvas paralisaram hoje novamente a cidade litorânea de Karachi, principal centro econômico do Paquistão e capital regional, onde a maioria dos cidadãos não pôde sair de casa para estudar ou trabalhar.

"A situação em Karachi é bastante ruim. Muitas estradas principais e regiões estão inundadas e a coisa pode ser ainda pior", disse um oficial do distrito, Mohammad Hussain Syed.

O Paquistão sofreu durante a estação das monções do ano passado as piores inundações de sua história, e em Sindh, uma das regiões mais castigadas, ainda existiam zonas que não haviam se restabelecido totalmente da catástrofe, segundo a imprensa local.

De acordo com os últimos dados da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA, na sigla em inglês), publicados na manhã desta terça-feira, as inundações causaram as mortes de 226 pessoas e afetaram 5,4 milhões em um total de 29.120 aldeias.

Em um encontro com diplomatas estrangeiros, o chefe da NDMA, Zafar Qadir, reconheceu nesta segunda-feira que a catástrofe "superou em muito" o pior dos cenários, e pediu o "apoio humanitário de emergência" da comunidade internacional.

O governo paquistanês disponibilizou 2.154 abrigos, onde há cerca de 300 mil refugiados, e está distribuindo lençóis, porções de comida, tendas, repelentes contra mosquitos e pastilhas potabilizadoras de água.

As inundações do ano passado vitimaram 1.767 pessoas e afetaram 20 milhões de paquistaneses.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisEnchentesPaquistão

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia