Mundo

Inflação anualizada na zona do euro sobe e fecha em 2,7%

Considerando toda a União Europeia, índice chegou a 3,1% em março

Sede do BCE: índice de inflação mais baixo registrado foi o da Irlanda, de 1,2% (Daniel Roland/AFP)

Sede do BCE: índice de inflação mais baixo registrado foi o da Irlanda, de 1,2% (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2011 às 09h42.

Bruxelas - A inflação anualizada nos países do euro aumentou três décimos em março, para 2,7%, contra 2,4% do mês anterior, impulsionada pelo aumento dos preços da energia, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pelo escritório estatístico do bloco, o Eurostat.

No conjunto da União Europeia (UE), a inflação anualizada chegou a 3,1% em março, dois décimos acima do número de fevereiro (2,9%).

A Espanha voltou a superar em março a média europeia de taxa anualizada de inflação (2,7%) ao registrar 3,3%, embora tenha caído um décimo em relação ao dado de fevereiro (3,4%), segundo os dados do IPC harmonizado europeu (HICP).

Por países, os índices de inflação anualizados de março mais baixos foram de Irlanda (1,2%), Suécia (1,4%) e República Tcheca (1,9%), enquanto os mais elevados foram os da Romênia (8%), Estônia (5,1%), Hungria e Bulgária (ambas, 4,6%).

Alemanha (2,3%) e França (2,2%) foram também dois dos países da eurozona com taxas de inflação anualizadas mais baixas em março.

A alta do preço da energia, para 13%, e do transporte (5,6%), foram dois dos elementos que mais impulsionaram o avanço da inflação na zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPreçosInflaçãoUnião Europeia

Mais de Mundo

Espanha confirma 72 mortos em tentativa de entrada em Ceuta pelo Marrocos

Trump diz que negociações com Irã serão retomadas nesta segunda após adiar ataque

Marrocos afirma que 40 mil pessoas chegaram à fronteira com Ceuta

Perfil de Maduro celebra diálogo entre governo e oposição na Venezuela