Mundo

Indústria de maquinário da China tem previsão de crescimento anual de 5% no primeiro semestre

A taxa média de crescimento nos últimos dois anos foi de 5,1%, acima das taxas da indústria nacional e manufatureira de 1,5 e 1,6 pontos percentuais, respectivamente

Fábrica têxtil na China: exportações chinesas devem bater novo recorde neste ano (Qilai Shen/Bloomberg)

Fábrica têxtil na China: exportações chinesas devem bater novo recorde neste ano (Qilai Shen/Bloomberg)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 9 de agosto de 2023 às 20h09.

A Federação da Indústria de Maquinario da China divulgou, no dia 8 de agosto, a situação econômica da indústria de máquinas no primeiro semestre de 2023.

O valor agregado da indústria de maquinaria cresceu 9,7% em relação ao ano anterior no primeiro semestre, um aumento de 3,5 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre e acima das taxas nacionais de crescimento industrial e manufatureiro de 5,9% e 5,5%, respectivamente. A taxa média de crescimento nos últimos dois anos foi de 5,1%, acima das taxas da indústria nacional e manufatureira de 1,5 e 1,6 pontos percentuais, respectivamente.

A recuperação da produção levou a uma recuperação estável na taxa de utilização da capacidade. No primeiro semestre, as taxas de utilização da capacidade para equipamentos gerais, equipamentos especiais, automóveis e maquinaria elétrica foram de 79,4%, 77,5%, 72,7% e 76,5%, respectivamente, todas mostrando um aumento em relação ao primeiro trimestre. No entanto, em comparação com as taxas de utilização da capacidade da indústria nacional e manufatureira, a indústria automobilística ainda está atrás, com 1,7 e 2 pontos percentuais a menos, respectivamente.

Com foco na reforma tecnológica e no desenvolvimento de produtos de nova geração, no primeiro semestre, todos os principais setores da economia nacional envolvidos na indústria de maquinaria registraram um aumento no investimento em ativos fixos. O investimento em ativos fixos em equipamentos gerais, equipamentos especiais, automóveis, maquinaria elétrica e instrumentação cresceu respectivamente 3,7%, 7,7%, 20%, 38,9% e 24,1%.

Ainda mais, o aumento na capacidade de fornecimento de equipamentos impulsionou a transição verde da energia. No primeiro semestre, a indústria de fabricação de equipamentos de energia alcançou uma receita total de 2,9 trilhões de yuans e um lucro total de 138,8 bilhões de yuan, um aumento de 13,9% e 18,1% em relação ao ano anterior. A contribuição para o crescimento da receita e lucro da indústria de maquinaria foi de 30,3% e 25,3%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:China

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil