Mundo

Índia diz ser "muito cedo" para falar sobre exportação de vacinas contra covid

Em missão coordenada pelo Ministério da Saúde, um avião deve sair do Brasil na noite desta sexta-feira, rumo à Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

Índia: o país com 1,3 bilhão de habitantes, começará a campanha de vacinação contra a covid-19 neste sábado (Charles Platiau/Reuters)

Índia: o país com 1,3 bilhão de habitantes, começará a campanha de vacinação contra a covid-19 neste sábado (Charles Platiau/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de janeiro de 2021 às 10h21.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse nesta quinta-feira, 14, que é "muito cedo" para falar sobre exportação de vacinas para outros países. Em missão coordenada pelo Ministério da Saúde, um avião deve sair do Brasil na noite desta sexta-feira, 15, rumo à Índia, para buscar dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzidas pelo laboratório indiano Serum. O governo brasileiro conta com essas doses para iniciar a vacinação no dia 20 de janeiro, após possível autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O avião estava previsto para decolar de Recife nesta quinta-feira, 14, mas o voo foi adiado para esta sexta por "problemas logísticos internacionais", segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Ainda não há previsão sobre a chegada das doses ao Brasil. Em nota, o Ministério da Saúde disse que a data de retorno "está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo governo federal em parceria com a Azul". O pouso será no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio.

"Como todos sabem, a vacinação está apenas começando na Índia. É muito cedo para dar uma resposta específica sobre distribuição para outros países porque ainda estamos avaliando cronogramas de produção e entrega. Vamos tomar decisões sobre isso eventualmente, mas deve levar um tempo", disse o porta-voz indiano.

De acordo com o jornal The India Times, autoridades do país disseram que o envio das doses para o Brasil seria adiado por alguns dias por "questões de logística".

A Índia, com 1,3 bilhão de habitantes, começará a campanha de vacinação contra a covid-19 neste sábado, 16, considerada pelas autoridades como "a maior campanha de vacinação do mundo".

O avião saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), na quinta-feira, 14, com destino ao Recife, e seguirá para Mumbai nesta sexta-feira, de acordo com o último comunicado do Ministério da Saúde. A viagem tem cerca de 15 horas de duração.

Nas duas laterais da aeronave, foram afixados adesivos com o slogan da campanha do governo federal "Brasil imunizado: somos uma só nação" e a imagem do personagem Zé Gotinha.

Acompanhe tudo sobre:AnvisaAstraZenecaCoronavírusExportaçõesÍndiaUniversidade de Oxfordvacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru