Mundo

Imigrantes etíopes morrem em distúrbios na Arábia Saudita

Três etíopes morreram na Arábia Saudita em confrontos entre a polícia e imigrantes ilegais que se preparavam para voltar a seu país

Trabalhadores estrangeiros na Arábia Saudita: milhares de etíopes imigram para países do Oriente Médio, em particular a Arábia Saudita, para buscar trabalho (Fayez Nureldine/AFP)

Trabalhadores estrangeiros na Arábia Saudita: milhares de etíopes imigram para países do Oriente Médio, em particular a Arábia Saudita, para buscar trabalho (Fayez Nureldine/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 10h10.

Adis Abeba - Três etíopes morreram na Arábia Saudita em confrontos entre a polícia e imigrantes ilegais que se preparavam para voltar a seu país, informou nesta terça-feira a polícia etíope.

Todos os anos, milhares de etíopes imigram para países do Oriente Médio, em particular a Arábia Saudita, para buscar trabalho, em muitos casos como empregados domésticos.

"Matar civis inocentes é um ato desnecessário e nós o condenamos", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores etíope, Dina Mufti.

Na semana passada, a Etiópia anunciou a repatriação de seus cidadãos que estão ilegalmente na Arábia Saudita desde que terminou o prazo de sete meses de anistia fixado pelas autoridades sauditas.

Em 2012, cerca de 200.000 mulheres etíopes foram para o exterior trabalhar, segundo cifras do ministério do Trabalho e Assuntos Sociais. Em muitos casos, sofrem com abusos físicos e psicológicos, duras condições de trabalho, discriminação e salários baixos, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaArábia SauditaEtiópiaImigração

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal