Mundo

Imigrantes chegados pela Turquia podem ser repatriados

Esta possibilidade faz parte das disposições que entraram em vigor com o acordo UE-Turquia de readmissão


	Turquia: esta possibilidade faz parte das disposições que entraram em vigor com o acordo UE-Turquia de readmissão
 (Baraa al-Halabi/AFP)

Turquia: esta possibilidade faz parte das disposições que entraram em vigor com o acordo UE-Turquia de readmissão (Baraa al-Halabi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2016 às 10h08.

Bruxelas - Todos os países-membros da União Europeia (UE), exceto Dinamarca e Irlanda, poderão solicitar a partir de agora a Ancara, na Turquia, a admição de devolução de imigrantes irregulares de terceiros países que entraram no território turco, segundo anunciou nesta quarta-feira a Comissão Europeia (CE).

Esta possibilidade faz parte das disposições que entraram em vigor com o acordo UE-Turquia de readmissão, que foi assinado em dezembro de 2013, no qual Dinamarca e Irlanda decidiram não participar, e que possui cláusulas de isenção especiais em algumas políticas comunitárias.

A entrada em vigor destas disposições foi marcada para 1º de outubro de 2017, mas Ancara concordou em antecipar a sua aplicação para hoje durante a reunião com a UE, em novembro do ano passado, para enfrentar a crise de imigração, de modo a acelerar o processo de liberalização dos vistos para os cidadãos turcos.

"A aplicação integral e efetiva do acordo de readmissão é um dos requisitos incluídos no roteiro para a liberalização de vistos para a Turquia", lembrou a CE em comunicado, onde explicou que esta nova medida é um passo para a isenção de visto. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaImigraçãoTurquiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país