Mundo

Igreja inglesa se prepara para votar sobre mulheres bispos

Novo líder da Igreja, o arcebispo de Canterbury, ex-executivo da indústria petrolífera, apoia a "enorme mudança cultural", em suas palavras


	O chefe da Igreja Anglicana, Justin Welby: primeira mulher bispo pode ser investida no fim do ano
 (Jack Hill/AFP)

O chefe da Igreja Anglicana, Justin Welby: primeira mulher bispo pode ser investida no fim do ano (Jack Hill/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2014 às 17h21.

Londres - A Igreja da Inglaterra começou nesta sexta-feira seu sínodo mais significativo dos últimos 20 anos para decidir se as mulheres podem se converter em bispos.

Bispos, vigários e membros comuns da Igreja se reúnem em York, norte da Inglaterra, e na segunda-feira votarão sobre uma questão que os dividiu durante 50 anos.

A proposta foi rejeitada pela última vez em 2012, mas desde então ganhou apoios e o novo líder da Igreja, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby - um ex-executivo da indústria petrolífera - apoia a "enorme mudança cultural", em suas palavras.

Assim, espera-se que desta vez o tema avance.

"Desde 11 de novembro de 1992 (quando a Igreja aprovou as mulheres sacerdotes), o futuro da Igreja da Inglaterra não havia dependido tanto de uma votação", declarou William Fittall, secretário-geral do sínodo. Outra negativa provocaria consternação, afirmou.

A Igreja da Inglaterra é uma cisão da católica e é a mãe da Igreja anglicana, que tem 80 milhões de fiéis e presença em 165 países. Já existem bispos mulheres nas igrejas anglicanas dos Estados Unidos e Austrália.

Embora uma votação favorável não obrigue outros países a seguir o exemplo, enviará uma forte mensagem que acabará arrastando muitos. Se for aprovado, o tema será debatido no Parlamento, aprovado pela rainha Elizabeth II e depois voltará ao sínodo como uma formalidade.

A primeira mulher bispo pode ser investida no fim do ano.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaInglaterraMulheresPaíses ricos

Mais de Mundo

Namíbia sacrificará mais de 700 animais selvagens para alimentar sua população

Meta inicial de vacinação de crianças contra poliomielite em Gaza foi superada, diz OMS

EUA, UE e nove países latino-americanos rejeitam mandado de prisão contra opositor na Venezuela

China inicia investigação sobre importações de canola do Canadá em resposta a tarifas de elétricos

Mais na Exame